Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (1993), Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006) com estágio de doutorado sanduíche em Coimbra-PT(2005). Pós- doutora em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa. Professora Associada da Universidade Estadual do Piauí,/Universidade Estadual do Maranhão ,atuando na Graduação e no Mestrado em Letras . Coordena o Mestrado Acadêmico em Letras , o Núcleo de Estudos Literários Piauienses -NELIPI,NELG e Membro do Comitê Institucional de Pesquisa da UESPI, Conselho Editorial das revistas Pesquisa em Foco (UEMA) e Letras em Revista (UESPI).Membro do CLEPUL-Universidade de Lisboa. Bolsita de produtividade da UEMA.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Feminina, História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira, Literatura piauiense, Literatura de autoria feminina , Literatura Africanas e Africanas de Língua Portuguesa .
This article discusses critical and theoretical considerations about the different ways in which the woman was portrayed in The murmuring coast (1988), by the portuguese author Lídia Jorge. In this work, consisting of two separate parts, an initial tale called The locusts, and nine later chapters to the story, the voice that narrates the chapters – Eva Lopo, resumes the tale, while still Evita, and your vision of the past shows customs and their experiences and other women, in the colonial war period in the African territory. So, we will look at the novel by Lídia Jorge, clarifying the path taken by Eva Lopo, questioning their identity transformations. The thoughts raised in this article have theoretical contribution the nominations of Silva (2000), Beauvoir (2016), Abdala Jr. (2007) and Candau (2016).
References
ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Literatura, História e Política: Literaturas de língua portuguesa no século XX. 2º ed.-Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
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