O ENSINO ENSINO DA ARTE E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

reflexões com e sobre os Professores em contextos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-16

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: TIC. Ensino de Arte. Educação. Professor do Ensino Fundamental.

Resumo

Este texto tem como objetivo investigar como os professores de Arte de uma rede municipal de ensino, localizada no estado do Rio de Janeiro, utilizam e interagem com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em suas práticas docentes. Para isso, recorremos às contribuições teóricas de autores como Moran, Serres, Freire e Libâneo, entre outros, com o intuito de compreender melhor os usos das tecnologias na educação e suas implicações nas práticas pedagógicas. A metodologia adotada é qualitativa e os dados foram produzidos por meio da aplicação de um questionário on-line, disponibilizado aos professores da rede. A análise dos dados segue as proposições do método de Análise de Conteúdo, conforme indicado por Bardin. Os resultados evidenciam que o número de professores que utilizam as TIC em sala de aula é significativo. No entanto, constatou-se que, em alguns casos, os docentes se percebem sem a capacidade necessária para o uso eficaz dessas tecnologias, enfrentam dificuldades em sua aplicação e não possuem formação específica sobre o uso didático das TIC.

 

 

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Biografia do Autor

Isabella Ferreira Siqueira , Universidade Estácio de Sá

outoranda em Educação na linha de pesquisa TICPE - Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais pela UNESA, Orientadora Ana Valéria de Figueiredo da Costa. Mestre em Educação na linha de pesquisa TICPE - Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais pela UNESA. Especialista em Arte Educação pelo Centro Universitário La Salle. Graduada em Educação Artística - Habilidade em Artes Plástica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Experiência na área de Educação, na disciplina de Artes, com ênfase em Arte visual, no Ensino Infantil e Anos Finais do Fundamental . Docente atuando no Fundamental II, na rede pública municipal de Niterói, como professor II, na disciplina de Arte.

 

Ana Valéria de Figueiredo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Universidade Estácio de Sá

Professora Adjunta da UERJ no Instituto de Artes, PPGArtes-UERJ e Licenciatura em Artes Visuais. Professora Titular II na UNESA, PPGE-UNESA e Licenciaturas. Estágio Pós-doutoral pela Universidade Nova de Lisboa - CICS Nova. Líder de Pesquisa dos Grupos PAVIS Pesquisa em Arte e Visualidades (UERJ) e GEPA Estratégias Pedagógicas de Aprendizagem (UNESA). Pesquisadora do GRPesq Estudos Culturais em Educação, Artes e Saúde (UERJ), Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Educação e Cultura (LEPTEC UNESA), Seraphicus (UERJ). Coordenadora do Laboratório Brinquedoteca BrincArte Estácio Nova Iguaçu. Membra da RIA Rede Internacional de Ações Coletivas e da enRede Rede Internacional de Investigação em Artes, Educação Artística e Arte/Educação. Doutora em Ciências Humanas-Educação (PUC-Rio); Mestre em Educação (PUC-Rio); especialista em: Diversidade Étnica e Ensino Superior (UFRRJ ênfase no estudo das leis 10.639/03 e 11.645/08); Planejamento, Gestão e Implementação de EAD (PIGEAD UFF); Mediação Pedagógica em EAD (PUC-Rio); Gestão da Escola Pública (UFJF); Educação Especial (UNIG); Arte-terapia, Educação e Saúde (UCAM). Licenciatura em Educação Artística (EBA UFRJ). Tem experiência na área de Artes e Educação: Ensino de Artes, Formação de Professores, Tecnologias Educacionais, Estudos do/sobre o Lúdico, Prática de Pesquisa em Artes e Educação, Cultura Visual, Educação Especial/ Inclusiva, Educação Musical, Disciplinas Pedagógicas na Educação Básica e na Educação Superior (graduação e pós-graduação). Atuou como Docente Orientadora Residência Pedagógica em Artes UERJ-CAPES e Pedagogia UNIG-CAPES. Avaliadora do MEC em Artes Visuais e no PNLD Artes em 2015 e 2016. Compõe a Comissão Técnica ENADE Artes Visuais INEP e Comissão Assessora das Licenciaturas CALIC INEP.

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Publicado

27.03.2025

Como Citar

FERREIRA SIQUEIRA , Isabella; DE FIGUEIREDO, Ana Valéria. O ENSINO ENSINO DA ARTE E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: : reflexões com e sobre os Professores em contextos escolares . Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8158, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-16. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8158. Acesso em: 17 jun. 2025.

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