O PERCURSO FORMATIVO DE EDUCADORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA PERSPECTIVA DA ÉTICA E ESTÉTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-6

Keywords:

Percurso Formativo. Creche. Sociologia da Infância.

Abstract

O artigo aborda a formação de educadores de creche a partir de um percurso formativo considerando o conceito de criança, segundo a Sociologia da Infância, em diálogo com pensadores da política (Arendt, 2011) e da educação (Maluguzzi, 2012) e (Hoyuellos, 2020). Objetiva descrever uma formação que torna visível e acessível todos os processos de construção do pensamento infantil na experiência e construção de um cotidiano em ações de práticas formativas, fundamentadas na visão dos profissionais da educação, sob a perspectiva da ética e estética. Os resultados mostraram que é possível forjar uma formação para crianças da primeira infância baseada na escuta sensível.

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Author Biographies

Francine Alves dos Reis, Universidade São Francisco-USF

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco-USF. Bolsista Capes. Integrante do Grupos de Estudos e Pesquisa em Ética, Política e História da Educação Brasileira-GEPHEB. E-mail: casalumiere56@gmail.com

Caroline Ferreira do Amaral, Universidade São Francisco - USF

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco-USF. Bolsista Capes. Integrante do Grupos de Estudos e Pesquisa em Ética, Política e História da Educação Brasileira-GEPHEB. E-mail: carolfamaral@yahoo.com.br

Sônia Aparecida Siquelli, Universidade São Francisco (USF)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR. Pós-doutora em Filosofia e História da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF), Itatiba, SP. E-mail soniapsiquelli@gmail.com

References

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Published

2025-03-27

How to Cite

REIS, Francine Alves dos; AMARAL, Caroline Ferreira do; SIQUELLI, Sônia Aparecida. O PERCURSO FORMATIVO DE EDUCADORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA PERSPECTIVA DA ÉTICA E ESTÉTICA. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e7992, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-6. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7992. Acesso em: 31 mar. 2025.

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