A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-13

Palavras-chave:

autonomia, liberdade, estudantes, professores

Resumo

A ideia desse artigo é fazer e manter um diálogo entre os dois educadores, de dois países com contextos muito diferentes, um encontro das visões do livro Liberdade para Aprender de Carl Rogers (norte-americano) com a Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire (brasileiro), com observação das convergências entre estas obras, visa a estimular professores e professoras em ampliar suas reflexões e possibilidade de mudanças na prática na sala de aula destes profissionais, numa oportunidade de conhecerem um pouco desses autores e se sentirem estimulados a adentrar em outras suas obras. Ainda que de maneira resumida, objetiva que professores possam perceber que Rogers e Freire têm muito a contribuir com cotidiano dos professores fazendo que estes revejam e reflitam sobre suas metodologias em sala de aula, para que na sua docência estimulem alunos e alunas uma educação autônoma e libertária, oferecendo novas perspectivas na vida desses estudantes.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

LEMOS, M. M.; WARTHA, E. J.; NEVES, M. . C. D. A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 186–197, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-13. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6470. Acesso em: 30 abr. 2024.