Dossiê Temático
v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO
“QUEDA LIVRE” E AS INTERAÇÕES DOS ADOLESCENTES NAS REDES SOCIAIS: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
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Enviado
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outubro 31, 2019
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Publicado
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2020-05-29
Resumo
Resumo: Os adolescentes estão muito presentes nas redes sociais. Vários têm uma página pessoal no Facebook e a acessam frequentemente. Pensar a relação dos estudantes com o referido site é interesse desse texto. Para tanto, realizamos conversas sobre as suas interações no Facebook, como também, apresentamos uma produção audiovisual contemporânea que põe em evidência as interações sociais a partir da internet. O episódio “Queda livre” (2016) da série “Black Mirror” (2011), apresenta a personagem Lacie, uma jovem mulher sedenta por boas avaliações na rede em busca de popularidade e boa reputação no mundo virtual. O episódio foi analisado por nós e, posteriormente, apresentado para três turmas de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Canoas-RS. Após assistirem ao episódio realizamos e gravamos em áudio conversas a respeito da narrativa. Com a análise das discussões foi possível perceber que os estudantes entenderam a forma caricaturada que o episódio põe em evidência a relação das pessoas com o mundo virtual. Assim, assistir ao episódio da série e problematizá-lo no ambiente escolar proporcionou interessantes discussões sobre as interações dos adolescentes no ambiente virtual. Além de chamar atenção para as novas possibilidades de sociabilidades a partir das interações online.
Referências
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