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Dossiê Temático

v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO

VIAGEM À SAN JUNIPERO: EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA TURÍSTICA ONDE O PARAÍSO É UM LUGAR NA TERRA

Enviado
setembro 6, 2019
Publicado
2020-05-29

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre turismo e educação decorrentes da investigação exploratória e bibliográfica, com base na análise do episódio San Junipero, do seriado Black Mirror. À medida que descrevemos o episódio, traçamos paralelos entre a educação não formal propiciada pela atividade turística e o aprendizado por meio das experiências. Foi necessária a mobilização de conhecimentos produzidos por diferentes áreas e em diferentes épocas - mantendo a não linearidade no tempo e no espaço que caracteriza o episódio - e uma tentativa mais transdisciplinar de abordagem do conteúdo suscitado, como a educação não formal e informal de Gohn (2005, 2006), Gadotti (2005), o mundo dos ciborgues (HARAWAY, 2009), além de artigos mais recentes sobre San Junipero (PHILLIPS, 2017; SPOLIDORO, 2017; FARIÑA, 2017). Concluímos que, em San Junipero, a aprendizagem ocorre por meio das experiências turísticas das personagens no mundo virtual, construído a partir do backup de suas memórias, oriundo de um processo de educação informal.

Referências

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