Reflexões sobre o cronotopo do CAS Natal
DOI:
https://doi.org/10.29327/266889.11.2-10Palabras clave:
Cronotopo. CAS Natal. Libras. Surdos e Ouvintes.Resumen
Neste artigo objetivamos verificar a percepção de surdos e ouvintes do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS Natal) em relação à educação para surdos oferecida pela instituição. A perspectiva de linguagem do Círculo Bakhtiniano embasa a discussão aqui proposta, especialmente no que se refere ao cronotopo, ao compreender que as relações dialógicas acontecem em um tempo e espaço determinados. Filiamo-nos ao olhar investigativo da Linguística Aplicada, por versar sobre a linguagem como prática social. A pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista, sendo os dados de análise obtidos a partir da dissertação de Mestrado de Lima (2022). Como resultados, depreendemos que há uma forte ligação axiológica emocional dos participantes com a instituição, possibilitando reconhecer que as relações dialógicas efetivadas em um ambiente propulsor de aprendizagens refletem visões sobre ele e fomenta questões concernentes à educação dos surdos.
Citas
AMORIM, M. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 95-114.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. Teoria do Romance I: A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. – São Paulo: Editora 34, 2015.
BAKHTIN, M. Teoria do Romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2018.
CASADO ALVES, M. da P. O cronotopo da sala de aula e os gêneros discursivos / the classroom chronotope and discourse genres. Signótica, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 305-322, 2012. DOI: 10.5216/sig.v24i2.19172. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/19172. Acesso em: 2 ago. 2023.
DAMÁZIO, M. F. M. Atendimento Educacional Especializado: Pessoa com surdez. SEESP/SEED/MEC. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.
FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada e visão de linguagem: por uma INdisciplinaridade radical. Revista Brasileira de Linguística Aplicada - RBLA, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, p. 599-617, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-6398201711426. Acesso em: jan. 2022.
FARACO, C. A. et al. O falante: que bicho é esse, afinal? Letras, Curitiba, n. 49, p. 159-170. 1998. Editora da UFPR.
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. – São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FERREIRA BRITO, L. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro -UFRJ, 1995.
GRILLO, S. V. de C. Fundamentos bakhtinianos para a análise de enunciados verbo-visuais. Filologia e Linguística Portuguesa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 235-246, 2012. DOI: 10.11606/issn.2176-9419.v14i2p235-246. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59912. Acesso em: 16 ago. 2023.
KLEIN, M.; LUNARDI, M. L. Surdez: um território de fronteira. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 2, p.14-23, 2006.
KLEIMAN, A. B. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, L. P. (org). Linguística aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. - 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 39-58.
LIMA, E. O. de. Constituição identitária de sujeitos aprendizes de Libras no CAS Natal. 2022. 154f. Dissertação (mestrado) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2022.
LOSS, A. da L. et al. Cartas de apoio ao PL nº 4.909/2020. Destinatário: Deputados e Deputadas Federais. Brasil, 26 de jun. 2021. Carta aberta. Disponível em: https://feneis.org.br/ldb/. Acesso em jul. 2023.
MACHADO, I. A questão espaço-temporal em Bakhtin: cronotopia e exotopia. In: PAULA, L.; STAFUZZA, G. (Orgs.). Círculo de Bakhtin: teoria in(classificável). Campinas-SP: Mercado de Letras, 2010. (Série: Bakhtin: Inclassificável, v. 1) p. 203-234.
MOITA LOPES, L. P. da. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-42.
MOITA LOPES, L. P. da; FABRÍCIO, B. F. Por uma ‘proximidade crítica’ nos estudos em Linguística Aplicada. Calidoscópio, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 711-723, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.03. Acesso em: 17 out. 2023.
MOITA LOPES, L. P. da; FABRÍCIO, B. F. Por uma ideologia linguística responsiva à s teorizações Queer. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 370-387, 2020. DOI: 10.26512/les.v21i2.35701. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/35701. Acesso em: 15 set. 2022.
MORSON, G.; EMERSON, C. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo/SP: editora da universidade de São Paulo, 2008.
PERLIN, G. Identidades surdas. In. SKLIAR, C. (org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998, p. 51-73.
PERLIN, G.; MIRANDA W. Surdos: o Narrar e a Política. In: Estudos Surdos – Ponto de Vista: Revista de Educação e Processos Inclusivos nº 5, UFSC/ NUP/CED, Florianópolis, 2003. Disponível em: 148
https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1282/4249. Acesso em: jan. 2022. p. 217-226.
QUADROS, R. de M.; KARNOPP, L. B; Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SILVA, J. dos S.; ALVES, M. da P. C. A identidade na vida e a identidade na arte: Um panorama identitário nas obras de Bakhtin. Letras de Hoje, [S. l.], v. 56, n. 3, p. 497–511, 2021. DOI: 10.15448/1984-7726.2021.3.40852. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/40852. Acesso em: 24 ago. 2023.
SOUSA SANTOS, Boaventura. Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2017.
SOUSA SANTOS, Boaventura. O fim do império cognitivo: A afirmação das epistemologias do Sul. São Paulo: Autêntica, 2019.
VILHALVA, S.; ARRUDA, C. C. C. de; ALBRES, N. de A. Desafios na Formação Continuada de Profissionais para Educação Inclusiva e Bilíngue de Surdos: o CAS como política de ação do MEC. In: ALBRES, N. de A.; NEVES, S. L. G (Org). Libras em estudo: formação de profissionais. São Paulo: FENEIS, 2014. p. 13 -43.
VOLÓCHINOV. V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2018 (2ª edição).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Emiliana Oliveira de Lima, Marília Varella Bezerra de Faria
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.