Analyses of Zahy and Tatá in Tenetehara stories

Authors

  • Neliane Raquel Macedo Aquino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Departamento de Ensino Superior e Tecnologia, Maranhão - Brasil https://orcid.org/0000-0003-2139-4283
  • Ana Gabriela Castelo Branco Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus Imperatriz, Departamento de Ensino Básico, Maranhão - Brasil https://orcid.org/0009-0009-5990-1480

Keywords:

Literature. Indigenous people. Histórias do céu contadas por Zahy e Tatá.

Abstract

Literature, as an inherent construct of human society, reveals constitutions about being in the world and about forms of relationship between man and nature. In this way, thinking about the literature of indigenous people allows us not only to understand the cultural aspects of the indigenous people, but also to think on the social formation we have had. Therefore, it becomes relevant to understand the constitutions in the work of the literature that we have contact with, especially when dealing with a little studied literature. In addition, the law 11645/2008 ensures the need to study indigenous people in the school, in order to promote cultural recovery and appreciation. In this way, this work contributes to the literary knowledge about indigenous literature from the book Histórias do Céu contadas por Zahy e Tatá (Sá, Silva, 2016), through a theoretical survey and analysis of the story that composes the book. The research followed precepts of the research methodology in literature (Durão, 2020), focusing on the constitution and literary conception of indigenous peoples and, therefore, is characterized as a bibliographic and qualitative research. The analyzes of the work help with knowledge about the literary and cultural work of indigenous people, especially the Tenetehara people, who live in Maranhão.

Author Biographies

Neliane Raquel Macedo Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Departamento de Ensino Superior e Tecnologia, Maranhão - Brasil

Professora do IFMA/Imperatriz e do PPGLe/UEMASUL. Doutora em Letras (UFT/2019). Tem experiência na área de Linguística e Literatura, atuando nos seguintes temas: A importância da leitura para diferentes contextos; Uso de metodologias ativas e tecnologias educacionais digitais; Fonética e Fonologia.

Ana Gabriela Castelo Branco Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus Imperatriz, Departamento de Ensino Básico, Maranhão - Brasil

Aluna do IFMA campus Imperatriz, cursando o terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Química. Foi bolsista PIBIC na vigência 2022-2023, tendo realizada a coleta e análise preliminar de dados do projeto "Compreensões de raízes literárias em Histórias do céu contadas por Zahy e Tatá"

References

ANDRADE (Krenak), Edson. O indígena como usuário da lei: um estudo etnográfico de como o movimento da literatura indígena entende e sua a lei 11.645/2008. In: Cadernos Cedes, Campinas, v. 39, n. 109, p. 321-356, set-dez, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/JY48whrPwyqKVCmdb9v9Z6f/?format=pdf Acesso em: 12 jan. 2024.

BAUMAN, Zygmunt; MAZZEO, Riccardo. O elogio da literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

BOTELHO, João. Conhecendo e debatendo a história do Maranhão. São Luís: Fort Gráfica, 2007.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 05 abr 2023.

CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CAMPOS JR. L. de C. Cinema, História e Literatura: Possibilidades de Diálogo. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/5o-encontro-2007-1/Cinema-20Historia%20e%20Literatura.> Acesso em: 24 fev. 23

CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura brasileira: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Atual, 2005.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. Traduzido por Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago.

DURÃO, Fábio Akcelrud. Metodologia de pesquisa em literatura. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MUNDURUKU, Daniel. Capítulo 3: O caráter educativo do movimento indígena brasileiro: considerações iniciais. In: O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). 1 ed. São Paulo: Paulinas, 2012. (Coleção Educação em foco, Série Educação, história e cultura). p. 209-224.

MUNDURUKU, Daniel. Educação Indígena: Do Corpo, Da Mente e Do Espírito. Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 21-29, jan. / jun. 2009. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/235209185.pdf. Acesso em: 30 mar. 2024.

PEREIRA, Alex Viana. Literatura de autoria indígena brasileira: história, direito e protagonismo. In: SANTOS, Francisco Bezerra dos (org). Linguagens, literaturas e culturas indígenas: diálogos teóricos e práticos. Tutóia-MA: Diálogos, 2022. DOI: 10.52788/9786589932499.

SÁ, Maria José Ribeiro de; SILVA, Cleydson Wallace C. da. (orgs). Histórias do céu contadas por Zahy e Tatá. Imperatriz-MA: Ethos, 2016.

SÁ, Maria José Ribeiro de. Saberes Culturais Tentehar e Educação Escolar Indígena na Aldeia Juçaral. 2014. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2014.

SANTOS, Francisco Bezerra dos. Literatura indígena de temática infantojunvenil: reflexões e análises a partir da obra Lua-menina e Menino-onça, de Lia Minápoty. In: SANTOS, Francisco Bezerra dos (org). Linguagens, literaturas e culturas indígenas: diálogos teóricos e práticos. Tutóia-MA: Diálogos, 2022. DOI: 10.52788/9786589932642.1-9.

SANTOS, Alessandra Rufino. A importância da literatura como fonte de pesquisa na construção do pensamento social brasileiro. EXAMÃPAKU: Revista Eletrônica de Ciências Sociais, História e Relações Internacionais. volume 1, n° 1. Universidade Federal de Roraima: Boa Vista, julho, 2013, p. (1-3). Disponível em: https://doi.org/10.18227/1983-9065ex.v1i1.1466. Acesso em: 27 fev. 2023

SANTOS, Fabiana dos; PAGANI, Jackson José. Relações de poder: a literatura como instrumento de resgate da cultura indígena no Brasil. In: SANTOS, Francisco Bezerra dos (org). Linguagens, literaturas e culturas indígenas: diálogos teóricos e práticos. Tutóia-MA: Diálogos, 2022. DOI: 10.52788/9786589932499.

THIEL, Janice Cristine; QUIRINO, Vanessa Ferreira dos Santos. A literatura indígena na escola: um caminho para a reflexão sobre a pluralidade cultural. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. Pontifícia Universidade Católica: Curitiba, 2011. p. 6630-6641.

TREMEMBÉ, Mateus. A identidade da cultura alimentar e a tradição indígena. In: KRENAK, Ailton; PIÚBA, Fabiano (orgs.). Desnaturada: cultura e natureza. Fortaleza: Secult/Ce, 2022.p. 81-100.

Published

2024-07-30

How to Cite

Aquino, N. R. M. ., & Sousa, A. G. C. B. . (2024). Analyses of Zahy and Tatá in Tenetehara stories. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(1). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7573