Análise dos personagens Zahy e Tatá em histórias Tenetehara
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.12.1-14Palabras clave:
Literatura. Povos indígenas. Histórias do céu contadas por Zahy e Tatá.Resumen
A literatura, como construto inerente à sociedade humana, revela constituições sobre o ser no mundo e o estar no mundo e sobre as formas de relação do homem com a natureza. Nesse caminho, pensar a literatura dos povos indígenas nos permite não apenas compreender os aspectos culturais dos povos originários, mas refletir sobre a formação social a que chegamos. Assim sendo, torna-se relevante compreender as constituições na obra concreta da literatura que temos contato, especialmente em se tratando de uma literatura pouco estudada. Além disso, a lei 11645/2008 assegura a necessidade de estudo sobre os povos indígenas no currículo escolar, para promoção do resgate e da valorização culturais. Dessa forma, este trabalho contribui para o conhecimento literário sobre a literatura indígena, a partir da obra Histórias do céu contadas por Zahy e Tatá (Sá, Silva, 2016), por meio de levantamento teórico e análise da história que compõe o livro. A pesquisa seguiu preceitos da metodologia de pesquisa em literatura (Durão, 2020), tendo como foco a constituição e concepção literária dos povos indígenas e, por conseguinte, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. As análises sobre a obra auxiliam no aprofundamento do conhecimento sobre o fazer literário e cultural dos povos indígenas, em especial do povo Tenetehara que faz moradia no Maranhão.
Citas
ANDRADE (Krenak), Edson. O indígena como usuário da lei: um estudo etnográfico de como o movimento da literatura indígena entende e sua a lei 11.645/2008. In: Cadernos Cedes, Campinas, v. 39, n. 109, p. 321-356, set-dez, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/JY48whrPwyqKVCmdb9v9Z6f/?format=pdf Acesso em: 12 jan. 2024.
BAUMAN, Zygmunt; MAZZEO, Riccardo. O elogio da literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
BOTELHO, João. Conhecendo e debatendo a história do Maranhão. São Luís: Fort Gráfica, 2007.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 05 abr 2023.
CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CAMPOS JR. L. de C. Cinema, História e Literatura: Possibilidades de Diálogo. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/5o-encontro-2007-1/Cinema-20Historia%20e%20Literatura.> Acesso em: 24 fev. 23
CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura brasileira: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Atual, 2005.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. Traduzido por Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago.
DURÃO, Fábio Akcelrud. Metodologia de pesquisa em literatura. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MUNDURUKU, Daniel. Capítulo 3: O caráter educativo do movimento indígena brasileiro: considerações iniciais. In: O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). 1 ed. São Paulo: Paulinas, 2012. (Coleção Educação em foco, Série Educação, história e cultura). p. 209-224.
MUNDURUKU, Daniel. Educação Indígena: Do Corpo, Da Mente e Do Espírito. Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 21-29, jan. / jun. 2009. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/235209185.pdf. Acesso em: 30 mar. 2024.
PEREIRA, Alex Viana. Literatura de autoria indígena brasileira: história, direito e protagonismo. In: SANTOS, Francisco Bezerra dos (org). Linguagens, literaturas e culturas indígenas: diálogos teóricos e práticos. Tutóia-MA: Diálogos, 2022. DOI: 10.52788/9786589932499.
SÁ, Maria José Ribeiro de; SILVA, Cleydson Wallace C. da. (orgs). Histórias do céu contadas por Zahy e Tatá. Imperatriz-MA: Ethos, 2016.
SÁ, Maria José Ribeiro de. Saberes Culturais Tentehar e Educação Escolar Indígena na Aldeia Juçaral. 2014. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2014.
SANTOS, Francisco Bezerra dos. Literatura indígena de temática infantojunvenil: reflexões e análises a partir da obra Lua-menina e Menino-onça, de Lia Minápoty. In: SANTOS, Francisco Bezerra dos (org). Linguagens, literaturas e culturas indígenas: diálogos teóricos e práticos. Tutóia-MA: Diálogos, 2022. DOI: 10.52788/9786589932642.1-9.
SANTOS, Alessandra Rufino. A importância da literatura como fonte de pesquisa na construção do pensamento social brasileiro. EXAMÃPAKU: Revista Eletrônica de Ciências Sociais, História e Relações Internacionais. volume 1, n° 1. Universidade Federal de Roraima: Boa Vista, julho, 2013, p. (1-3). Disponível em: https://doi.org/10.18227/1983-9065ex.v1i1.1466. Acesso em: 27 fev. 2023
SANTOS, Fabiana dos; PAGANI, Jackson José. Relações de poder: a literatura como instrumento de resgate da cultura indígena no Brasil. In: SANTOS, Francisco Bezerra dos (org). Linguagens, literaturas e culturas indígenas: diálogos teóricos e práticos. Tutóia-MA: Diálogos, 2022. DOI: 10.52788/9786589932499.
THIEL, Janice Cristine; QUIRINO, Vanessa Ferreira dos Santos. A literatura indígena na escola: um caminho para a reflexão sobre a pluralidade cultural. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. Pontifícia Universidade Católica: Curitiba, 2011. p. 6630-6641.
TREMEMBÉ, Mateus. A identidade da cultura alimentar e a tradição indígena. In: KRENAK, Ailton; PIÚBA, Fabiano (orgs.). Desnaturada: cultura e natureza. Fortaleza: Secult/Ce, 2022.p. 81-100.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 NELIANE AQUINO, Ana Gabriela Castelo Branco Sousa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.