Acessibilidade para pessoas com deficiência

explorando o caso dos museus e centros de ciências universitários

Autores

  • Ana Carolina Alves Vicente Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro - Brasil https://orcid.org/0009-0009-9061-464X
  • Jessica Norberto Rocha Rocha Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil
  • Karlla Kamylla Passos dos Santos Instituto Butantan, São Paulo - Brasil https://orcid.org/0000-0003-0419-2751

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.2-7

Palavras-chave:

Museus de ciências. Pessoas com deficiência. Inclusão. Acessibilidade.

Resumo

Esta pesquisa qualitativa de caráter descritivo tem como objetivo discutir a acessibilidade nos museus e centros de ciência universitários no Brasil. A coleta de dados foi realizada a partir de uma análise documental, dividida em duas fases. A primeira visou o levantamento dos museus universitários de temática científica no país. A segunda fase teve como objetivo entender como se dá o potencial de acessibilidade nesses museus. Para isso, cruzamos os dados obtidos na primeira fase com os museus listados em dois documentos: Guias de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e Caribe de 2017 e Guia de Centros e Museus de Ciências da América Latina e Caribe de 2023. Encontramos nesses documentos 317 museus e centros de ciências universitários com uma concentração no eixo sul-sudeste. Oitenta e seis deles estão listados nos dois Guias e a maioria é de universidades públicas federais. Constatamos que a  acessibilidade física é a mais presente nesses espaços e há pouca expressão das acessibilidades atitudinais e comunicacionais. Frente aos resultados, compreendemos que, mesmo os museus universitários tendo possibilidade de ter acessibilidade e inclusão por estarem no âmbito acadêmico que possuem legislação específica para essa questão, apresentam limitações similares a outros espaços científicos-culturais.

Biografia do Autor

Ana Carolina Alves Vicente, Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro - Brasil

Educadora museal, divulgadora da ciência e membro do grupo de pesquisa MCCAC. Atualmente, é mestranda em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Fiocruz/COC), pesquisando acessibilidade para pessoas com deficiência em museus e centros de ciência.

Jessica Norberto Rocha Rocha, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil

Pesquisadora da Fundação Cecierj e bolsista Produtividade CNPq. Coordenadora do grupo de pesquisa Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC).

Karlla Kamylla Passos dos Santos, Instituto Butantan, São Paulo - Brasil

Graduada (UFG) e Doutora em Museologia (ULusófona), mestra em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Fiocruz). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no projeto 'Acessibilidade e Inclusão nos Museus do Instituto Butantan.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Vicente, A. C. A. ., Rocha, J. N. R., & Santos, K. K. P. dos. (2024). Acessibilidade para pessoas com deficiência: explorando o caso dos museus e centros de ciências universitários. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(2). https://doi.org/10.29327/210932.12.2-7