Acessibilidade para pessoas com deficiência
explorando o caso dos museus e centros de ciências universitários
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.12.2-7Palavras-chave:
Museus de ciências. Pessoas com deficiência. Inclusão. Acessibilidade.Resumo
Esta pesquisa qualitativa de caráter descritivo tem como objetivo discutir a acessibilidade nos museus e centros de ciência universitários no Brasil. A coleta de dados foi realizada a partir de uma análise documental, dividida em duas fases. A primeira visou o levantamento dos museus universitários de temática científica no país. A segunda fase teve como objetivo entender como se dá o potencial de acessibilidade nesses museus. Para isso, cruzamos os dados obtidos na primeira fase com os museus listados em dois documentos: Guias de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e Caribe de 2017 e Guia de Centros e Museus de Ciências da América Latina e Caribe de 2023. Encontramos nesses documentos 317 museus e centros de ciências universitários com uma concentração no eixo sul-sudeste. Oitenta e seis deles estão listados nos dois Guias e a maioria é de universidades públicas federais. Constatamos que a acessibilidade física é a mais presente nesses espaços e há pouca expressão das acessibilidades atitudinais e comunicacionais. Frente aos resultados, compreendemos que, mesmo os museus universitários tendo possibilidade de ter acessibilidade e inclusão por estarem no âmbito acadêmico que possuem legislação específica para essa questão, apresentam limitações similares a outros espaços científicos-culturais.
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