VOZES SOBRE A AMAZÔNIA
uma análise comparativa entre as narrativas: A Jangada, do francês Júlio Verne, e A Queda do céu, do indígena Davi Kopenawa
DOI:
https://doi.org/10.29327/2435693.13.1-2Palavras-chave:
Amazônia, A Jangada, A queda do Céu, Davi Kopenawa, Júlio VerneResumo
Este artigo tem por objetivo fazer uma análise comparativa entre o discurso do homem branco europeu e o discurso do homem da floresta sobre a Amazônia e seus habitantes. Para isso, foram analisadas as narrativas A Jangada (1881), ambientada na Amazônia, do escritor francês Júlio Verne e A queda do céu (2015), do indígena amazônico Davi Kopenawa. JúlioVerne representa a Amazônia, a partir de outras representações. Vista pelos olhos dos viajantes, a Amazônia imaginada pelo escritor francês dá a ver uma região inventada, a partir dos olhos europeus e colonizadores. De outro lado, na narrativa indígena a Amazônia é representada a partir da vivência do nativo amazônico. Kopewava pretende mostrar a cultura ancestral e a história do seu povo, sem deixar de trazer uma mensagem de socorro vinda da floresta.
Downloads
Referências
CASEMENT, Roger. Diário da Amazônia de Roger Casement. Edição de Angus Mitchell; organização de Laura P. Z. Izarra e Mariana Bolfarine; tradução de Mariana Bolfarine (coord.), Mail Marques de Azevedo e Maria Rita Drumond Viana. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.
KOPENAWA, D ;ALBERT, B.;. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2015.
LA CONDAMINE, Charles Marie de. Viagem na América meridional descendo o Rio das Amazonas. Brasília: Senado Federal, 2000. (Col.O Brasil Visto por Estrangeiros). Disponível iem: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/1045/580837.pdf>.
LEÃO, Andrea Borges. Sociologia do Conhecimento e Metodologias Qualitativas: A América como um romance: Júlio Verne em perspectiva histórico-genética. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, Curitiba, 2011.
MIGNOLO, Walter D.. COLONIALIDADE: o lado mais obscuro da modernidade. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94.
PRECISAMOS DEVOLVER DIGNIDADE AO POVO YANOMAMI. Conselho Nacional de Saúde. 26 de Janeiro de 2023. Disponível em: < http://conselho.saude.gov.br/.>. Acesso em 28 de jan. 2023.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
VERNE, Júlio. A Jangada: Oitocentas léguas pelo Amazonas. São Paulo: Planeta, 2003.
WALLERSTEIN, Immanuel. Eurocentrismo e seus avatares. In: ---------. O fim do mundo como o concebemos Ciência social para o Século XXI. Rio: Revan, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.