DESENVOLVENDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SDs): POSSÍVEIS REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PORTUGUÊS

Autores

  • Océlio Lima de Oliveira Universidade Federal do Acre/UFAC (campus Floresta) Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP
  • Célia Maria Pires Universidade Federal do Acre/UFAC (campus Floresta) Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP
  • Shelton Lima de Souza Universidade Federal do Acre/UFAC Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

Resumo

O presente trabalho é uma reflexão sobre algumas atividades para o ensino de língua portuguesa, nas modalidades oral e escrita, desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação do Acre/SEE-AC. As atividades criadas pela SEE/AC estão organizadas em Sequências Didáticas (SDs), fundamentadas na proposta teórico-metodológica de Bronckart (1999) e de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). As atividades produzidas pela equipe da SEE/AC objetivam fornecer, aos professores da rede pública estadual de ensino do Acre, subsídios para o ensino de língua que seja focado na produção linguístico-discursiva do português e menos centrado no estudo da nomenclatura gramático-normativa, que é comum observar em materiais tradicionais de ensino de línguas. Observamos que as atividades produzidas pela SEE/AC apresentam propostas de reflexão de questões contemporâneas que assolam a sociedade, estimulando, assim, o estudo do assunto discutido, o posicionamento do aluno frente ao tema abordado e a produção oral e escrita dos participantes envolvidos na aprendizagem do português. 

Biografia do Autor

Océlio Lima de Oliveira, Universidade Federal do Acre/UFAC (campus Floresta) Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP

Professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal do Acre/UFAC (campus Floresta). Doutorando em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Célia Maria Pires, Universidade Federal do Acre/UFAC (campus Floresta) Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP

Professora de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal do Acre/UFAC (campus Floresta). Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP.

Shelton Lima de Souza, Universidade Federal do Acre/UFAC Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

Professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal do Acre/UFAC. Doutorando em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

Referências

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SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

de Oliveira, O. L., Pires, C. M., & de Souza, S. L. (2017). DESENVOLVENDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SDs): POSSÍVEIS REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PORTUGUÊS. Anthesis, 5(9), 226–240. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/1070

Edição

Seção

Artigos