VOZES SOBRE A AMAZÔNIA

uma análise comparativa entre as narrativas: A Jangada, do francês Júlio Verne, e A Queda do céu, do indígena Davi Kopenawa

Autores

  • Ângela Regiane Maia Machado Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.29327/2435693.13.1-2

Palavras-chave:

Amazônia, A Jangada, A queda do Céu, Davi Kopenawa, Júlio Verne

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma análise comparativa entre o discurso do homem branco europeu e o discurso do homem da floresta sobre a Amazônia e seus habitantes. Para isso, foram analisadas as narrativas A Jangada (1881), ambientada na Amazônia, do escritor francês Júlio Verne e A queda do céu (2015), do indígena amazônico Davi Kopenawa. JúlioVerne representa a Amazônia, a partir de outras representações. Vista pelos olhos dos viajantes, a Amazônia imaginada pelo escritor francês dá a ver uma região inventada, a partir dos olhos europeus e colonizadores. De outro lado, na narrativa indígena a Amazônia é representada a partir da vivência do nativo amazônico. Kopewava pretende mostrar a cultura ancestral e a história do seu povo, sem deixar de trazer uma mensagem de socorro vinda da floresta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASEMENT, Roger. Diário da Amazônia de Roger Casement. Edição de Angus Mitchell; organização de Laura P. Z. Izarra e Mariana Bolfarine; tradução de Mariana Bolfarine (coord.), Mail Marques de Azevedo e Maria Rita Drumond Viana. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.

KOPENAWA, D ;ALBERT, B.;. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2015.

LA CONDAMINE, Charles Marie de. Viagem na América meridional descendo o Rio das Amazonas. Brasília: Senado Federal, 2000. (Col.O Brasil Visto por Estrangeiros). Disponível iem: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/1045/580837.pdf>.

LEÃO, Andrea Borges. Sociologia do Conhecimento e Metodologias Qualitativas: A América como um romance: Júlio Verne em perspectiva histórico-genética. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, Curitiba, 2011.

MIGNOLO, Walter D.. COLONIALIDADE: o lado mais obscuro da modernidade. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94.

PRECISAMOS DEVOLVER DIGNIDADE AO POVO YANOMAMI. Conselho Nacional de Saúde. 26 de Janeiro de 2023. Disponível em: < http://conselho.saude.gov.br/.>. Acesso em 28 de jan. 2023.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

VERNE, Júlio. A Jangada: Oitocentas léguas pelo Amazonas. São Paulo: Planeta, 2003.

WALLERSTEIN, Immanuel. Eurocentrismo e seus avatares. In: ---------. O fim do mundo como o concebemos Ciência social para o Século XXI. Rio: Revan, 2002.

Downloads

Publicado

2025-08-16

Como Citar

Maia Machado, Ângela R. (2025). VOZES SOBRE A AMAZÔNIA: uma análise comparativa entre as narrativas: A Jangada, do francês Júlio Verne, e A Queda do céu, do indígena Davi Kopenawa. Anthesis, 13(1). https://doi.org/10.29327/2435693.13.1-2

Edição

Seção

Artigos