O IMAGINÁRIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB UMA PERSPECTIVA DISCENTE

Autores

  • Deolinda Maria Soares de Carvalho Universidade Federal do Acre
  • Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto
  • Ana Maria Caroline Alves de Lima

Resumo

Este estudo situa-se no âmbito das pesquisas narrativas, tendo como um de seus referenciais teórico-metodológicos a Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand. Seu foco está nas experiências de um grupo de onze alunos do Curso de Letras de Cruzeiro do Sul, Acre, buscando compreender o que significa ser professor para esses sujeitos, ao longo de seus percursos de vida. Para tanto, foi realizada uma oficina onde narrativas e desenhos foram produzidos a partir de três temas a priori definidos: “Eu e o Curso de Letras”, “Eu e a profissão docente” e “Ser professor”, a fim de acessar o imaginário do grupo.  Ainda foram realizadas entrevistas. As produções foram analisadas à luz da mitocrítica para localizar os mitos que as posturas professorais presentes nos ambientes educacionais de Cruzeiro do Sul estão evocando. Emergiram das produções imagens do regime diurno em que o herói surge mostrando o professor como um profissional dividido entre diferentes tarefas escolares e de vida, driblando empecilhos e dificuldades para dar o melhor de si a seus alunos. Nota-se, ainda, a presença de imagens do regime noturno, como o barco e a montanha. Assim, as produções dos alunos evidenciaram a estrutura sintética, em sinal de conciliação de contrários. O percurso heroico do professor funciona como uma travessia que desvela diferentes modos de ser sentidos pelos discentes, sugerindo um processo de transformação a partir das vivências experimentadas na graduação, o que dará o preparo necessário para o exercício docente.  Espera-se que o presente estudo possa favorecer reflexões sobre a imagem de professor, provocando, quiçá, uma mudança, deixando esse profissional de ser visto como um herói que supera mazelas cotidianas, aceitas como parte de seu próprio fazer docente, para ser visto como um profissional respeitado pela importância de seu trabalho perante a sociedade.

Palavras-chave: Narrativa. Imaginário. Formação Docente.

Referências

REFERÊNCIAS

CARVALHO, José Carlos de Paula. Imaginário e cultura escolar: um estudo culturanalítico e mitanalítico do projeto de formação do pedagogo na FEUSP. São Paulo: Plêiade, 1998.

CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 24. Ed. Trad. Vera da Costa e Silva et al. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009. 996 p.

DICIONÁRIO online de Português. [Internet]. Disponível em:< http://www.dicio.com.br/barco >. Acesso em 23 de Agosto de 2014.

DURAND, Gilbert. O imaginário. Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. 3. ed. Tradução René Eve Livié. Rio de Janeiro: DIFEL, 2004. 122 p.

_____. As estruturas antropológicas do imaginário. Trad. Hélder Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 2012. 551 p.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Trad. Albert Christophe M. Stuckenbruch. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 201 p.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Trad. Maria de Alexandre e Maria Alice S. Dória. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 344p.

NÓVOA, António. Os professores: um “novo” objecto da investigação educacional? In: Os professores e as histórias da sua vida. 2. Ed. Lisboa: Porto Editores, 1995.

WIKIPEDIA, FENIX. Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Nuremberg_chronicles_f_104r_2.png.>. Acesso 24 de Agosto de 2014.>

Downloads

Publicado

2016-02-04

Edição

Seção

Artigos