A BNCC E AS FINALIDADES DO “NOVO” ENSINO MÉDIO NA COMPLEXIDADE DO SÉCULO XXI

Autores

  • Vanessa Castelo Branco de Melo Universidade Federal do Acre-UFAC https://orcid.org/0000-0002-7372-1816
  • Maria Irinilda da Silva Bezerra Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto

Resumo

Neste século observamos um tempo de desconstrução do conhecimento tido como absoluto, em que a forma de pensar moderna e fragmentada perde espaço para o pensar complexo da pós-modernidade (SANTOS, 2008). Essas transformações alcançam diversas áreas da sociedade, principalmente o campo educacional. Nesse panorama, o estudo busca discutir os aspectos normativos e diretivos da BNCC e as finalidades do “novo” Ensino Médio ali previstas. Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, fundamentada em autores como Santos (2008), Bauman (2001) e Morin (1996), entre outros. Após a pesquisa, ficou evidenciado que a fluidez do contexto atual apresenta desafios, com destaque para a BNCC que propõe para o ensino médio, um ensino complexo, dinâmico, fluido e questionador. A BNCC enfatiza o desenvolvimento de competências, voltadas para a formação integral do ser humano, a partir de uma nova estrutura curricular e pressupostos de ensino, em conformidade com as novas demandas sociais.

Biografia do Autor

Vanessa Castelo Branco de Melo, Universidade Federal do Acre-UFAC

Mestranda do Programa de Pós-graduação no Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Federal do Acre. Possui especialização em Pedagogia Gestora pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande (2005) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2003). Atualmente é professora titular do Instituto Federal do Acre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pesquisas voltadas a formação docente e tecnologias digitais da informação e comunicação.

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Publicado

2021-10-08

Edição

Seção

Artigos