FORMAÇÃO DOCENTE E FUNÇÃO GESTORA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Resumo
A gestão acadêmica na universidade pública abrange processos que envolvem toda a comunidade, desde coordenadores, docentes, servidores até alunos. Esses processos de gestão contemplam o planejamento e a execução de atividades curriculares e administrativas, atenção aos discentes, organização dos professores, avaliação institucional, regulamentos e normas. O presente estudo buscou analisar a importância da formação docente para o desenvolvimento da função gestora na universidade pública, no que concerne à gestão acadêmica dos cursos. Nesse sentido, surge, como problematização, o seguinte questionamento: Como a formação docente poderá favorecer os processos de gestão acadêmica, na perspectiva de ensino de qualidade oferecido pela universidade pública? Com vistas a ampliar essa compreensão, a pesquisa direciona-se ao debate sobre como a formação docente poderá favorecer a gestão acadêmica na universidade pública, partindo da abordagem e da discussão acerca dos processos de gestão. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, realizado mediante pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Nóvoa (1995), Morin ( 2009), Santos (1995, 2000, 2004), entre outros. Os resultados demonstram que compete à gestão acadêmica a oferta de um contexto institucional com recursos pedagógicos capazes de oferecer um ensino de qualidade, que acompanhe as mudanças e tendências da educação. Nessa direção, apresenta-se o coordenador dos cursos como protagonista no âmbito da gestão acadêmica, conduzindo a gestão dos principais processos acadêmicos. Conclui-se que um dos principais desafios que se coloca aos gestores acadêmicos é a ausência de conhecimento prévio sobre a função que irão desempenhar na gestão dos cursos, considerando que esses profissionais são docentes e precisam cumprir os encargos pertinentes à docência. Espera-se que a pesquisa possa favorecer a compreensão da formação docente como um desafio ao processo de gestão acadêmica na universidade pública, colaborando com a formação efetiva de professores aptos a desempenhar a função gestora na universidade, mediante a compreensão das competências, necessidades e perspectivas que envolvem a referida função.
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