FORMAÇÃO DOCENTE E FUNÇÃO GESTORA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Maria Irinilda da Silva Bezerra Universidade Federal do Acre
  • Elinásia de Souza Nascimento UFAC
  • Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto Universidade Federal do Acre

Resumo

A gestão acadêmica na universidade pública abrange processos que envolvem toda a comunidade, desde coordenadores, docentes, servidores até alunos. Esses processos de gestão contemplam o planejamento e a execução de atividades curriculares e administrativas, atenção aos discentes, organização dos professores, avaliação institucional, regulamentos e normas. O presente estudo buscou analisar a importância da formação docente para o desenvolvimento da função gestora na universidade pública, no que concerne à gestão acadêmica dos cursos. Nesse sentido, surge, como problematização, o seguinte questionamento: Como a formação docente poderá favorecer os processos de gestão acadêmica, na perspectiva de ensino de qualidade oferecido pela universidade pública? Com vistas a ampliar essa compreensão, a pesquisa direciona-se ao debate sobre como a formação docente poderá favorecer a gestão acadêmica na universidade pública, partindo da abordagem e da discussão acerca dos processos de gestão. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, realizado mediante pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Nóvoa (1995), Morin ( 2009), Santos (1995, 2000, 2004), entre outros. Os resultados demonstram que compete à gestão acadêmica a oferta de um contexto institucional com recursos pedagógicos capazes de oferecer um ensino de qualidade, que acompanhe as mudanças e tendências da educação. Nessa direção, apresenta-se o coordenador dos cursos como protagonista no âmbito da gestão acadêmica, conduzindo a gestão dos principais processos acadêmicos. Conclui-se que um dos principais desafios que se coloca aos gestores acadêmicos é a ausência de conhecimento prévio sobre a função que irão desempenhar na gestão dos cursos, considerando que esses profissionais são docentes e precisam cumprir os encargos pertinentes à docência. Espera-se que a pesquisa possa favorecer a compreensão da formação docente como um desafio ao processo de gestão acadêmica na universidade pública, colaborando com a formação efetiva de professores aptos a desempenhar a função gestora na universidade, mediante a compreensão das competências, necessidades e perspectivas que envolvem a referida função.

Biografia do Autor

Maria Irinilda da Silva Bezerra, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre. Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL/Ufac. Lotada no Centro de Educação e Letras, Curso de Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa: Investigação Docente e Diversidades (GRIDD/Ufac. E-mail: maria.irinil@ufac.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7118170721092800. Endereço Profissional: Universidade Federal do Acre, Centro de Educação e Letras/ Campus Floresta, Gleba Formoso, Lote 245- Canela Fina, KM 12. Colônia São Francisco. CEP: 69980000 - Cruzeiro do Sul, AC – Brasil. Telefone: (68) 33112500. Ramal: 2514. Fax: (68) 33112514.

Elinásia de Souza Nascimento, UFAC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – MEHL, da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta. E-mail: elinasiasouza@gmail.com. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4763630398780392. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7819-1500. Tel.: (68) 99927-6147. Endereço pessoal: Rua Elpídio Pereira Santiago, 510, Bairro Aeroporto Velho, CEP: 69980000 - Cruzeiro do Sul, AC – Brasil.

Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da Universidade Federal do Acre - Ufac. Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL/Ufac). Grupo de Pesquisa Investigação Docente e Diversidades (GRIDD/Ufac). E-mail: doloresspinto@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1955101982638200. Endereço Profissional: Universidade Federal do Acre, Centro de Educação e Letras/ Campus Floresta, Gleba Formoso, Lote 245- Canela Fina, KM 12. Colônia São Francisco. CEP: 69980000 - Cruzeiro do Sul, AC – Brasil. Telefone: (68) 33112500. Ramal: 2514. Fax: (68) 33112514.

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Publicado

2021-10-08

Edição

Seção

Artigos