PARTICIPAÇÃO E DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

Resumo

A participação é fundamental para que a escola e a gestão democrática alcance seus objetivos de maneira significativa. Seguindo este viés, objetivamos demonstrar a importância da participação da família para a efetivação da gestão democrática em duas escolas de ensino médio. Este estudo foi fruto da dissertação de mestrado já defendida, intitulada: As concepções de gestão escolar e seus reflexos nas escolas de ensino médio de Cruzeiro do Sul, Acre, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL, da UFAC. Referente ao delineamento metodológico, seguimos uma abordagem qualitativa tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada com dois gestores de duas instituições de ensino. Os dados coletados demonstram que a participação da família na escola é fator crucial para a democratização do ensino e da gestão, mas há ainda uma lacuna muito grande entre a família e a escola, sendo que persiste a prática de responsabilização da escola por parte da família e da família por parte da escola no que diz respeito ao insucesso escolar.

Biografia do Autor

Jaqueline Santos Pequeno da Silva, Universidade Federal do Acre

Mestra em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Graduada em Pedagogia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4254257573090243. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4341-4962. E-mail: dhoyaczs7@gmail.com. Professora de ensino fundamental da rede municipal de Cruzeiro do Sul/AC.

Maria Irinilda da Silva Bezerra, Universidade Federal do Acre

Universidade Federal do Acre – (UFAC), Campus Floresta. Cruzeiro do sul – Acre – Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL. Centro de Educação e Letras. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa do CPNq: Investigação Docente e Diversidades (GRIDD/UFAC. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7118170721092800>. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-2572-414>.  E-mail: iribezerra@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Edição

Seção

Artigos