REFLETINDO OS ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NOS DIFERENTES TIPOS DE RELAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Resumo
Pensarmos as relações vivenciadas entre os indivíduos que compõem a equipe escolar é de extrema relevância, seguindo este viés é que traçamos o objetivo de conhecer os elementos que circulam e influenciam nas relações existentes no âmbito de instituições escolares. Metodologicamente, a pesquisa de cunho qualitativo se encaixa no tipo bibliográfico, tendo como base os autores Hall (2005), Maturana (1998), Santos (1999). Os resultados preliminares mostram que as relações que rodeiam a comunidade escolar são relações onde há exigência de obediência e respeito, caracterizando o tipo de relação não social. Além disso, apresenta uma hierarquização entre as posições ocupadas, sendo o aluno, a mais inferiorizada. No entanto, as relações na instituição não podem ser impostas e sim espontâneas, onde o amor, aceitação e respeito ocorram de forma natural distinguindo as relações sociais que são indispensáveis no espaço escolar.