PROFESSORES QUE EDUCAM A GERAÇÃO Z

Autores

  • Manoel Ronaldo da Silva Camillo Universidade Federal do Acre
  • Maria Irinilda da Silva Bezerra Universidade Federal do Acre
  • Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto Universidade Federal do Acre

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar alguns desafios na prática pedagógica dos professores que educam a Geração Z[1]. Esses professores desenvolvem seu trabalho no contexto da cultura digital, frente a uma geração nativa digital. Essa realidade é desafiante para o professor, que precisa se adaptar à realidade dos alunos para desenvolver seu trabalho. O estudo tem como objeto de pesquisa os desafios do professor que educa os nativos digitais[2] no ensino médio. Para isto, busca aporte teórico na abordagem de Maturana (2002), Hall (2006), Emmanuel (2020), dentre outros. Tem como metodologia a abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de revisão bibliográfica. A análise de dados se dá por meio de leituras analíticas e interpretativas. Os resultados mostram que, em alguns casos, o professor enfrenta dificuldades com alunos a frente do seu tempo, além disso, a escola e os cursos de formação não se prepararam adequadamente para o letramento digital. A identidade do professor muda para acompanhar a nova demanda da Geração Z. Ele adapta-se como um “camaleão”, se apropriando de saberes e culturas que a globalização e o letramento digital lhe proporcionam.

 

[1] Indivíduos nascidos entre 1995 e 2010 (EMMANUEL, 2020).

[2] Indivíduos que já nasceram em meio aos aparatos das tecnologias digitais e da cultura digital (EMMANUEL, 2020).

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Publicado

2021-02-09

Como Citar

da Silva Camillo, M. R., Maria Irinilda da Silva Bezerra, & Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto. (2021). PROFESSORES QUE EDUCAM A GERAÇÃO Z. Anthesis, 9(16), 01–18. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/4562

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