REFLETINDO OS ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NOS DIFERENTES TIPOS DE RELAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Jaqueline Santos Pequeno da Silva Universidade Federal do Acre
  • Maria Irinilda da Silva Bezerra
  • Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto

Resumo

Resumo

Pensarmos as relações vivenciadas entre os indivíduos que compõem a equipe escolar é de extrema relevância, seguindo este viés é que traçamos o objetivo de conhecer os elementos que circulam e influenciam nas relações existentes no âmbito de instituições escolares. Metodologicamente, a pesquisa de cunho qualitativo se encaixa no tipo bibliográfico, tendo como base os autores Hall (2005), Maturana (1998), Santos (1999). Os resultados preliminares mostram que as relações que rodeiam a comunidade escolar são relações onde há exigência de obediência e respeito, caracterizando o tipo de relação não social. Além disso, apresenta uma hierarquização entre as posições ocupadas, sendo o aluno, a mais inferiorizada. No entanto, as relações na instituição não podem ser impostas e sim espontâneas, onde o amor, aceitação e respeito ocorram de forma natural distinguindo as relações sociais que são indispensáveis no espaço escolar.

Biografia do Autor

Jaqueline Santos Pequeno da Silva, Universidade Federal do Acre

Mestranda do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Federal do Acre - Campus Floresta

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Pequeno da Silva, J. S., Maria Irinilda da Silva Bezerra, & de Oliveira Soares Pinto, M. D. (2019). REFLETINDO OS ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NOS DIFERENTES TIPOS DE RELAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR. Anthesis, 7(14), 50–59. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/2942

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)