PARTICIPAÇÃO E DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Abstract
A participação é fundamental para que a escola e a gestão democrática alcance seus objetivos de maneira significativa. Seguindo este viés, objetivamos demonstrar a importância da participação da família para a efetivação da gestão democrática em duas escolas de ensino médio. Este estudo foi fruto da dissertação de mestrado já defendida, intitulada: As concepções de gestão escolar e seus reflexos nas escolas de ensino médio de Cruzeiro do Sul, Acre, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL, da UFAC. Referente ao delineamento metodológico, seguimos uma abordagem qualitativa tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada com dois gestores de duas instituições de ensino. Os dados coletados demonstram que a participação da família na escola é fator crucial para a democratização do ensino e da gestão, mas há ainda uma lacuna muito grande entre a família e a escola, sendo que persiste a prática de responsabilização da escola por parte da família e da família por parte da escola no que diz respeito ao insucesso escolar.
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