DA COXIA DA PALAVRA AO CICLORAMA DE SENTIDOS: UMA (POSSÍVEL) LEITURA DE NEKROPOLIS, DE ROBERTO ALVIM

Autores

  • Wagner Corsino Enedino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Carla Forini Monteiro UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de São José do Rio Preto

Resumo

Ancorando-se nas contribuições de Renata Pallottini (1989) referentes à configuração da personagem no teatro; bem como os alicerces teóricos preconizados por Jean-Pierre Ryngaert (1996; 1998) e Patrice Pavis (2008) sobre teatro/dramaturgia, este artigo tem por objetivo a exploração do texto dramático Nekropolis (2008), do dramaturgo contemporâneo Roberto Alvim, enquanto forma (todo orgânico) e estrutura (história e discurso), focalizando o tempo/espaço e as personagens, as quais podem ser analisadas como signos ideologicamente marcados pelo incessante estado de inadaptação em que se encontram na sociedade. Nesse segmento, pretende-se mostrar o jogo estratégico de ação e reação, de pergunta e de resposta, de dominação e de esquiva entre as personas no espaço diegético.

Biografia do Autor

Carla Forini Monteiro, UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de São José do Rio Preto

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de São José do Rio Preto/SP (UNESP/Ibilce). Licenciada em Letras - Hab. Português/Inglês - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atuou como bolsista de Extensão - PAEXT/2018. Foi Bolsista do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. É, ainda, Colaboradora do Projeto "Literatura e outras artes: aproximações e transições culturais", desenvolvido no Instituto: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2021-10-08

Edição

Seção

Artigos