O uso de blogs como recurso pedagógico: experiências de leitura e escrita para o contexto local de ensino

Autores

  • José Mauro Souza Uchôa Universidade Federal do Acre, Centro de Educação e Letras
  • Rosaldo Araújo de Oliveira UFAC

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar experiências pedagógicas no uso de blogs como práticas sociais multimodais de uso da leitura e escrita e que sejam possíveis de reprodução no contexto de ensino da escola pública no contexto da Amazônia extremo ocidental, caracterizada pela dificuldade no acesso e uso das TICs. Como produto da Web 2.0, os blogs permitem fazer uso da postagem de vídeos e imagens, possibilitam a produção compartilhada, favorecem o acesso remoto de textos e podem tornar o processo de leitura e escrita mais motivador para o educando. O estudo se insere no campo da pesquisa qualitativa seguindo o paradigma bibliográfico. As experiências relatadas nesse estudo foram coletadas na Internet a partir de artigos acadêmicos encontrados através do mecanismo de buscas do Google. O suporte teórico para esse estudo evidencia as linguagens digitais e ratificam as possibilidades pedagógicas das TICs no ensino como alternativa às práticas de ensino cristalizadas. As experiências apresentadas sugerem que os blogs são recursos de ensino que podem servir para complementar a exploração das práticas de leitura e escrita a partir de um determinado assunto já abordado em sala de aula, melhorando a exploração do tema e o entendimento dos conteúdos, dos modos de disseminação e produção de textos.

 

 

Referências

ARAÚJO, Júlio Cesar, BIASI-RODRIGUES, Bernardete (Orgs.). Interação na internet: novas formas de usar as linguagens. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

BAKHTIN, Michail. Os gêneros do discurso. In BAKHTIN, Michail. Estética da Criação Verbal. São Paulo, Martins Fontes, pp. 277-326, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, 1997.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. DELTA – Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 25, n.1, p. 1-38, 2009.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

GUEDES, Francisca Danielle; ALENCAR, Antonia Zenadja Ângelo de; ALMEIDA, Ramona Lossio de. As interações pedagógicas e a perspectiva Vigotskyana na implementação do projeto “Caucaia Interpretando o mundo através das Tecnologias Digitais. Fortaleza- CE, 2010. Anais do Workshop de Informática na Escola 2010. Disponível em: < http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/index > , acessado em 10 de Nov. de 2014.

LIMA, T. C. S; MIOTO R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento cientifico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis, Florianópolis. v. 10 n. esp. 2007.

MARCONI, Maria de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica. – 7. Ed. – São Paulo : atlas, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: Hipertexto e Gêneros Digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004.

NEVES, J. L. Pesquisa Qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisa em Administração. S. Paulo, V. 1, nº 3, 2º sem/1996.

ROJO, Roxane.(org.) Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábolas, 2013.

SANTOS, Ademir José dos; GROSSI Márcia Gorett Ribeiro; PARREIRAS, Maria de Lourdes. O blog como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Lugares de Educação (RLE), Bananeiras/PB, v. 4, n. 8, p. 92-109, Jan./Jun., 2014. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle>, acessado em 20 de nov. de 2014.

SENRA, Marilene Lanci Borges; BATISTA, Helena Aparecida. Uso do blog como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa. Revista Diálogo e Interação, volume 5, ano 2011, Paraná, 2011. Disponível em: < http://www.faccrei.edu.br/dialogoeinteracao>, acessado em 20 de Nov. de 2014.

UCHÔA, José Mauro Souza. Narrativas de professores em formação sobre a didatização de podcasts para o ensino de inglês na floresta. 2014. 241 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

XAVIER, Carlos Antônio. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio. Hipertexto e Gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p. 170-180.

Downloads

Publicado

2016-05-05

Edição

Seção

Artigos