Marcas de preconceito linguístico em uma comunidade rural amazônica
Resumo
Este trabalho apresenta as impressões dos moradores de uma comunidade rural do município de Cruzeiro do Sul a respeito das situações envolvendo preconceito linguístico. Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de campo. Como instrumento de geração de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, com o objetivo de conhecer as possíveis causas da discriminação linguística sofrida pelo homem rural. Para realização de tal tarefa, os autores consultados para a fundamentação teórica desta pesquisa foram: Bagno (1999); Perini (2001); Soares (2000, 2008); Leite (2008), dentre outros autores que contribuíram para a construção deste trabalho. Na discussão, procuramos compreender sobre o preconceito linguístico sofrido pelos moradores da comunidade, refletimos como a discriminação linguística afeta a vida e faz parte da identidade dos sujeitos estudados. A análise desenvolvida aponta que o preconceito ainda existe, mesmo que em pequenos gestos, representados em algumas situações pela dificuldade de inserção nas práticas discursivas.
Referências
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: O que é, como se faz. Edições Loyola, São Paulo, 1999.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução a pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. 10.ed. São Paulo: Scipione, 2001.
LEITE, M.Q. Preconceito e intolerância na linguagem. São Paulo: Contexto, 2008.
LUDKE, M; ANDRÉ, M.E.A. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, Maria de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica. –7. Ed. –São Paulo: atlas, 2010.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática ensinar na escola? São Paulo: Contexto,2003
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.
PERINI, Mário A. Gramática Descritiva do Português. São Paulo: Ática, 1999.
PERINI, Mário A. Sofrendo a Gramática. 3.ed. São Paulo: Atica, 2001.
POSSENTI, Sírio. Porque (não) ensinar gramática na escola. 7 reimpressão, 2001. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.
SARAMAGO, J. Um ateu preocupado com Deus. In: Saramago nas Suas Palavras. Edição e seleção de Fernando Gómez Aguilera, Lisboa: Editorial Caminho, 2010.
SOARES, Magna. Linguagem e Escola uma perspectiva social. 17.ed. São Paulo: Ática, 2000.
SOARES, Magda. Linguagem e Escola. Uma perspectiva social. São Paulo: Editora ética, 2008.