“Bebida”, “magia negra” e “sangue de criança”

Jornal do Commercio e o estereótipo em religiões afro-brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.8.1-10

Palavras-chave:

Esteriótipos, Discurso, Religiões

Resumo

O presente trabalho propõe discutir a construção de estereótipos através do discurso em religiões afro-brasileiras. O uso de matérias que apresentem a religiosidade como próxima de farras, relacionando-a com sacrifícios humanos, assassinatos e outros atos de violência, não é ao acaso. Trata-se de uma construção discursiva de poder, presente de forma amiúde no Jornal do Commercio durante os anos de 1940 a 1960. O objetivo é problematizar os impactos negativos e os estereótipos que os títulos trazem, desconstruindo as religiões, pois os editores apresentam o que acham sobre a religião, e não o que ela é, criando narrativas que induzem o leitor a associar as religiões afro-brasileiras à violência. Para aporte teórico, recorre-se a José D'Assunção Barros (2021), Michel Foucault (2011) e Roberta Peixoto (2021). Compreendo que o aspecto discursivo carrega consigo o interesse em reduzir os sujeitos a como são descritos, sendo impedidos de replicarem ou dialogarem contra as acusações que são direcionadas aos membros dessas religiões

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Sousa da Silva

Bacharel em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac), Licenciando em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac).

Downloads

Publicado

2025-04-05

Como Citar

da Silva, R. de S. (2025). “Bebida”, “magia negra” e “sangue de criança”: Jornal do Commercio e o estereótipo em religiões afro-brasileiras. Das Amazônias, 8(1), 147–158. https://doi.org/10.29327/268903.8.1-10

Edição

Seção

Religião, sociedade e fronteira

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.