PONTO DE VISTA DAS ALUNAS SURDAS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE EM CONSTRUÇÃO

pós-graduação latu sensu do departamento de ensino superior do INES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-24

Palavras-chave:

Alunos Surdos, Educação Bilíngue, Pós-Graduação

Resumo

Este presente artigo era produto de um trabalho de conclusão do curso de pós-graduação Latu Sensu: Educação de Surdos uma perspectiva Bilíngüe em Construção. Dada a experiência como aluna nesse curso de pós-graduação, houve prejuízos de aprendizado nas aulas devido à falta de conhecimento, competência linguística e fluência da Língua de Sinais por parte dos Intérpretes de língua de sinais, e de conhecimento de especificidades culturais e linguísticas relativas aos alunos surdos pelos Professores de Pós-graduação. Diversos autores citados neste trabalho enfatizam que o bilinguismo de minorias, na prática, constitui-se como “invisível” e que a língua de sinais, cultura e identidade Surda são consideradas como “baixo prestígio”, portanto, naturalizadamente invisíveis e inferiorizadas dentro e fora da comunidade acadêmica. A questão da falta de interação entre professor e alunos e da ausência de estratégia adequada e adaptada pelos professores devido a um desconhecimento da cultura surda e do “jeito de ensinar”. Metodologia: entrevista semiestruturada com sete alunas de pós-graduação, análise quantitativa através de estatística, e qualitativa através de análise baseada com as teorizações. Concluímos que na Educação Bilíngüe de/para Surdos, a fim de haver consciência bilíngue, os professores precisam ter preparo para uma educação diferenciada, novas metodologias e estratégias na educação de alunos Surdos. É necessário que a Coordenação Pedagógica esteja preparada e organize materiais educacionais com mais recursos para alunos surdos, com menos intérpretes e mais professores que dominem a Língua de Sinais.

Biografia do Autor

Ana Regina e Souza Campello, INES

Profa. Dra. do Departamento de Ensino Superior
Pesquisadora Líder do CNPQ

Ex Professora Colaboradora da POS Graduação Estudos de Tradução - UFSC

Colaboradora do CMPDI - UFF

Rosana Grasse Duarte, INES

Aluna de Pós Graduação de Curso de Mestrado Profissional de Educação Bilíngue

Betty Lastorinade de Andrade, UFRJ

PROFA. DRA. DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UFRJ

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

CAMPELLO, A. R. e S.; GRASSE DUARTE, R.; LASTORINADE DE ANDRADE, B. . PONTO DE VISTA DAS ALUNAS SURDAS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE EM CONSTRUÇÃO: pós-graduação latu sensu do departamento de ensino superior do INES. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 319–332, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-24. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5904. Acesso em: 25 abr. 2024.

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