O presente artigo tem como tema: pedagogia visual: uso de estratégias de ensino de inglês aplicáveis aos alunos surdos. Nesta perspectiva, ao propor a revisão literária acerca da temática em questão, entende-se que seja um artigo que requer pesquisa, dedicação e sensibilidade para o ensino, mas ensinar para alunos surdos torna-se ainda mais desafiador e empolgante, especialmente quando há a necessidade de mudanças nos processos tradicionais de ensino que em nada favorece o aprendizado destes alunos. A utilização da estratégia educacional para os alunos é essencial em qualquer instituição de ensino que trabalhe com este público, isto requer planejamento, pesquisas e atendimento ao aluno nas atividades pedagógicas. O objetivo geral é compreender as propostas de ensino aos alunos surdos por meio de metodologias e didáticas que contemplem o visual nos conteúdos elaborados, dentro de uma perspectiva bilíngue. Assim sendo, buscou-se embasamento teórico para percepção e verificação dos tipos de abordagens, como também, as possíveis propostas de novas formas de ensino. Foi possível constatar também discursos que prescrevem a inclusão como forma de garantia do acesso do aluno surdo à educação em conjunto com ouvintes, no entanto, isso provoca mudanças e adaptações do contexto escolar que na prática não funciona. Verificou-se que o professor muitas das vezes fica sobrecarregado e sem estrutura, por conta de prescrições de outros que quase sempre em nada tem a ver com o processo de ensino/aprendizagem, em outras palavras, o planejado não é o que foi realizado.
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