A questão da orientação polifônica em aulas de Libras
uma análise dialógica
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.11.1-18%20Palabras clave:
Análise Dialógica. Polifonia. Libras. Professor Surdo.Resumen
Intentamos, neste artigo, realizar uma análise que una o olhar linguístico dialógico para a Libras e a sua orientação polifônica na sala de aula de Letras Libras da UFRN campus central. Projetamos fazê-la de uma maneira introdutória, visto a extensão que a ideia de pesquisa/análise propõe e, assim, recortamos um filete de uma análise desenvolvida no Mestrado do PPgEL-UFRN. Dessa forma, partimos da concepção de que todo ato discursivo e linguístico é dialógico e nos apoiamos na Análise Dialógica bakhtiniana para justificarmos essa percepção, assim como para embasarmos a ideia de orientação polifônica que perpassa toda a análise. Também fundamentamos nossos estudos nas temáticas linguísticas da Libras, pois analisamos de forma dialógica a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como resultados esperados, desde a proposição da análise empreendida, acreditamos que há orientação polifônica no fazer pedagógico de professores Surdos e essa característica pode possibilitar melhor ensino-aprendizagem da língua, visto que a ideologia, valoração e significação identificada em cada ato discursivo, em cada enunciado concreto e irrepetível dá ênfase ao entendimento de que a linguagem se efetiva na interação.
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