ENTRE AS RUÍNAS DO PODER
ARTE E CINEMA, GOLPE E ALEGORIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/216346.6.2-7Keywords:
Cinema, ArteReferences
AVELAR, I. Alegorias da derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho do luto na América Latina. Trad. Bras. Saulo Gouveia. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Trad. S. P. Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BOLLE, W. A Fisiognomia da Metrópole Moderna: Representação da Metrópole em Walter Benjamin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
BURKE, P. “História como alegoria”, In: Estudos Avançados. Universidade de São Paulo – USP, 1995, n. 25, pp. 197-212.
BURKE, P. Testemunha ocular: história e imagem. Trad. V. M. Xavier dos Santos. Bauru (SP): Edusc, 2004.
CHIAVENATO, J. J. O golpe de 64 e a ditadura militar. 2. ed., São Paulo: Moderna, 2010.
JOSÉ, E; OLDACK, M. Lamarca: o capitão da guerrilha. São Paulo: Global, 1989.
PADRÓS, E. S. “Usos da memória e do esquecimento na História”, In: Letras, Santa Maria, 2001, n. 22, pp.79-95.
PRADO JÚNIOR, C; FERNANDES, F. Clássicos sobre a revolução brasileira. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
REZENDE, S. (Produtor). REZENDE, S. (Diretor). [Película cinematográfica]. Lamarca. Brasil. Estúdio: Riofilme, 1994.
ROCHA, G. (Produtor). ROCHA, G. (Diretor). [Película cinematográfica]. Terra em transe. Brasil. Estúdio: Grupo Novo de Cinema e TV, 2006.
ROSSET, C. O real e seu duplo: ensaio sobre a ilusão. 2. ed. Trad. José Thomaz Brum, Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
XAVIER, I. Alegorias do subdesenvolvimento – Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993.