Articles
Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS
DESBRAVANDO NOVAS METODOLOGIAS NO CENÁRIO PANDÊMICO SEM ACESSO IGUALITÁRIO ÀS TECNOLOGIAS
Yve Enber Philosophy University
Abstract
RESUMO
O presente artigo, surgiu do interesse da pesquisadora, que compõe o quadro de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica da Rede Pública numa Escola Municipal de Goiana, interior do Estado de Pernambuco, onde atua há 11 anos.
Atualmente, atuando nos ciclos de 1° e 2° anos do fundamental, quando, diante de um cenário completamente inesperado, no início da pandemia do novocoronavírus (Covid-19), percebeu-se impotente diante de suas ferramentas de trabalho e do desbravamento de novas tendências metodológicas e tecnológicas no cenário educacional.
ABSTRACT
The present article arose from the interest of the researcher, who makes up the staff of teachers of the Initial Years of Basic Education of the Public Network in a Municipal School in Goiana, in the interior of the State of Pernambuco, where she has been working for 11 years.
Currently, working in the 1st and 2nd grade cycles of elementary school, when, faced with a completely unexpected scenario, at the beginning of the new coronavirus (Covid-19) pandemic, he felt powerless in the face of his work tools and the clearing of new challenges. new methodological and technological trends in the educational scenario.
RESUMEN
El presente artículo surgió del interés de la investigadora, que conforma el plantel de profesores de los Años Iniciales de Educación Básica de la Red Pública en una Escuela Municipal de Goiana, en el interior del Estado de Pernambuco, donde viene actuando por 11 añosActualmente, labora en los ciclos de 1° y 2° grado de primaria, cuando ante un escenario completamente inesperado, al inicio de la pandemia del nuevo coronavirus (Covid-19), se sintió impotente ante sus herramientas de trabajo y el desbroce. de nuevas posibilidades, nuevas tendencias metodológicas y tecnológicas en el escenario educativo.
References
- REFERÊNCIAS
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. (2018)
- BRASIL. Parecer CNE/CP9/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001.
- CARDOSO, Gilda (2011) Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: “ O problema maior é o de estudar”, Revista Educar em Revista, n.39, p. 279-292, jan/abr.2011. Editora UFPR (2011).
- DIJK, J.A.G.M (2005, OP.CIT; demo, P. (2007) Marginalização digital divide. Boletim técnico do Senac: a Revista de Educação Profissional, v. 33, n° 2, p. 05-19, maio/agosto/2007
- FREIRE,Paulo. (2011) Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. 14 ed. Rev. Atual – Rio de Janeiro: Paz e Terra,2011
- GENTILI, P. Três teses sobre relação trabalho e educação em tempos neoliberais. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas: Autores Associados. 2002.
- GONSALVES, Elisa.(2001) Conversas sobre iniciação à pesquisa científica, Campinas, SP: Alínea. 2ª Edição, 2001.
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.l - Lei nº 9.394/96, no artigo 59
- MACHADO, Dinamara Pereira. (2020) Educação em Tempos de Covid-19: reflexões e narrrativas de pais e professores(livro eletrônico),/Dinamara Pareira Machado. 1 ed. Curitiba:Editora Dialética e Realidade.
- BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.
- PERRENOUD. Philippe. (2002) As Competências para ensinar no século XXI: A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. Porto Alegre. 1ª Edição. Artmed, 2002.
- PERRENOUD. Philippe. (2000) Pedagogia Diferenciada: Das Intenções à Ação. Porto Alegre. Artmed. 1ª Edição. Artmed, 2000
- PERRENOUD. Philippe. (2001) Pedagogia na Escola das Diferenças: Fragmentos de uma Sociologia. Porto Alegre. Artmed. 2ª Edição. Artmed, 2001.
- _______________(2020). Aprendizagem digital: tempo de tela e depressão. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2018/06/16/aprendizagem-digital-tempo-de-tela-e-depressão/. Publicado em 16/06/2018.
- _______________(2020). EAD,tecnologias e finalidades da educação. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2020/04/17/ead-tecnologia-e-finalidades-da-educacao/.Publicado em 17/04/2020.
- ________________(2020), Desigualdade educacional aumenta em 58% dos municípios brasileiros. Disponível em: https://www.1.folha.uol.com.educação/2020/05/na-periferia-faltam-internet-Publicado (computador-e-ate-mesmo-papel-e-lapis-para-aulas-a-distancia.shtml) . Publicado em: 08/11/2020.
- PINTO, Á.V. (2013) O Conceito de Tecnologia, 2 volumes. Rio de Janeiro: Editora Contraponto (2013).
- SACAVINO B.; CANDAU. M. (2020) Desigualdade, conectividade e direito à educação em tempos de pandemia, Bauru, v. 8, n. 2, p. 121-132, jul./dez., 2020. (RIDH 2020)