Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

INCLUSÃO ESCOLAR: O ENSINAR E O APRENDER

  • Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
  • Robéria Vieira Barreto Gomes
Submitted
August 27, 2019
Published
2019-08-27

Abstract

 

 

References

AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada? In: FAVERO, Osmar; FERREIRA, Windyz; IRELAND Timothy; BARREIROS, Débora (orgs.). Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009.

ALVES, Cristina Nacif. O coordenador Pedagógico como Agente para a Inclusão. In: SANTOS, Mônica, Pereira dos; PAULINO, Marcos Moreira (Orgs.). Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. São Paulo: Cortez, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2011.

BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN, Maria Teresa Égler. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado para deficiência mental. 2 ed. Brasília: MEC, SEESP, 2006.

BORDAS, Miguel Angel Garcia; ZOBOLI, Fábio. Reflexões sobre a produção social do conhecimento e as culturas inclusivas: o papel da avaliação. In: DÍAZ, Félix, et al (Orgs.). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009.

GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macedo Varela. Educação Especial no contexto de uma educação inclusiva. In : GLAT, Rosana. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007. p. 15-35.
CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem. 6 ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? ed. São Paulo: Moderna, 2003.