INCLUSÃO ESCOLAR
O ENSINAR E O APRENDER
Keywords:
Aprender. Docente. Ensinar. Educação inclusiva.Abstract
References
AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada? In: FAVERO, Osmar; FERREIRA, Windyz; IRELAND Timothy; BARREIROS, Débora (orgs.). Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009.
ALVES, Cristina Nacif. O coordenador Pedagógico como Agente para a Inclusão. In: SANTOS, Mônica, Pereira dos; PAULINO, Marcos Moreira (Orgs.). Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. São Paulo: Cortez, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2011.
BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN, Maria Teresa Égler. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado para deficiência mental. 2 ed. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
BORDAS, Miguel Angel Garcia; ZOBOLI, Fábio. Reflexões sobre a produção social do conhecimento e as culturas inclusivas: o papel da avaliação. In: DÍAZ, Félix, et al (Orgs.). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009.
GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macedo Varela. Educação Especial no contexto de uma educação inclusiva. In : GLAT, Rosana. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007. p. 15-35.
CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem. 6 ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.
MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? ed. São Paulo: Moderna, 2003.
ALVES, Cristina Nacif. O coordenador Pedagógico como Agente para a Inclusão. In: SANTOS, Mônica, Pereira dos; PAULINO, Marcos Moreira (Orgs.). Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. São Paulo: Cortez, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2011.
BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN, Maria Teresa Égler. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado para deficiência mental. 2 ed. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
BORDAS, Miguel Angel Garcia; ZOBOLI, Fábio. Reflexões sobre a produção social do conhecimento e as culturas inclusivas: o papel da avaliação. In: DÍAZ, Félix, et al (Orgs.). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009.
GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macedo Varela. Educação Especial no contexto de uma educação inclusiva. In : GLAT, Rosana. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007. p. 15-35.
CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem. 6 ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.
MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? ed. São Paulo: Moderna, 2003.
Downloads
Published
2019-08-27
How to Cite
COSTA, A. L. de O. .; BARRETO GOMES, R. V. . INCLUSÃO ESCOLAR: O ENSINAR E O APRENDER. Communitas, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 203–213, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2768. Acesso em: 17 jul. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.