A CULTURA NA AMAZÔNIA

UMA TRADUÇÃO DA TRADIÇÃO EM CANÇÕES ACRIANAS DA NOSSA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Adriana Alves Faculdade da Amazônia Ocidental

DOI:

https://doi.org/10.29327/216344.5.2-11

Palavras-chave:

Modernidade. Tradição. Tradução. Amazônia.

Resumo

Este trabalho nos convida a tecer algumas considerações sobre uma época classificada como pós-moderna, na verificação do caráter híbrido nas composições de Aarão Prado e Heloy de Castro autores pouco conhecidos, mas que mereceram estas considerações, porque podem ser lidos/ouvidos como entretenimento e crítica social. Neste sentido, as mudanças culturais são inerentes a este processo já que uma das características deste momento histórico é a constante transformação das ciências, do mundo e da visão que temos dele. Neste sentido, ao analisarmos as canções que desconstroem a história oficial do Acre estamos também exemplificando que a história oficializada é suscetível a mudanças, alterando assim toda uma visão cultural que se tinha até então, com possibilidades de vivenciar a maravilha e o mistério, das projeções fantasiosas e da observação da natureza inscritas ao longo do tempo na memória de uma população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACRE. Fundação de Tecnologia do Estado do Acre. Atlas do Estado do Acre. Rio Branco- Acre, 2008.

ALVES, A. “Florestania”, In: 1º Encontro Internacional de Jornalismo Ambiental da Amazônia, 2003. Disponível em: Acedido em: 06.02.2010

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Editora Hucitec, 1987.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense, 1981.

BARTHES, R. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Móises. São Paulo: Editora Cultrix, 1990.

BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Introdução: Modernidade – Ontem, Hoje e Amanhã. São Paulo: Cia das Letras, 1986.

GIARD, L. A arte de nutrir, In: CERTEAU, M.; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano: 2 - morar, cozinhar. Rio de Janeiro: Petrópolis: Vozes, 1998.

KLEMER, A. Manual de sobrevivência na terra onde o cupuaçu abunda. Rio Branco (AC): Antônio Klemer, 2002.

LIMA, S. S. Carnavalização e sátira na Amazônia de Galvez: estudo de hibridização cultural. Rio Branco (AC): Cia. Irreverentes, 2008.

RANZI, C. M . D . Raízes do Acre. Rio Branco (AC): Edufac, 2008.

SAN’ TANA, A. R. Paródia, paráfrase & Cia. São Paulo: Ática, 1985.

SILVA, T. C. C. José Saramago. Entre a História e a Ficção: uma saga de Portugueses. Lisboa: Dom Quixote, 1989.

SOUZA, R. F. Heloy de Castro em defesa da floresta. Disponível em: https://goo.gl/DUqDh3. Acesso em: 17 de Agosto de 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Alves, A. (2017). A CULTURA NA AMAZÔNIA: UMA TRADUÇÃO DA TRADIÇÃO EM CANÇÕES ACRIANAS DA NOSSA CONTEMPORANEIDADE. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 5(2). https://doi.org/10.29327/216344.5.2-11

Edição

Seção

OUTROS ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.