FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE TRIDIMENSIONAL (DCNs, PNE E O PIBID

Authors

  • Fabíola Mônica da Silva Gonçalves Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Educação.

Keywords:

Formação Inicial, DCNs, PNE, PIBID

Abstract

RESUMO: análise da formação inicial do professor na atualidade brasileira através de reflexões sobre as proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) sobre a formação do professor e as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A fim de demonstrar o impacto deste na formação inicial docente, apresentam-se parte de publicações encontradas entre 2012-2017 relatando a participação dos estudantes universitários no PIBID. Como conclusão, vê-se a necessidade das Universidades realizarem intercâmbios científicos das experiências resultantes dos projetos institucionais concluídos ou em andamento, visando o avanço da formação continuada em nível de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, buscando possibilidades efetivas de superação dos desafios educacionais enfrentados no interior das escolas integradas ao Sistema Nacional de Educação.

Author Biography

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Educação.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba, lotada no Departamento de Educação e Professora do Mestrado Profissional de Formação de Professores - MPPFP - Campus I/Campina Grande. Tem experiência na área de Educação e de Psicologia, com atuação nos seguintes temas: (i) processos humanos de desenvolvimento e aprendizagem; (ii) condições de produção de leitura, (iii) compreensão textual; (iv) formação do professor e (v) educação prisional. 

References

AZEVEDO, F. et al. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010.

BALADELI, A. P. D. O PIBID na formação inicial do professor de língua inglesa: em busca do paraíso perdido. e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilópolis, v.5, Número 2, p. 241-251, maio-agosto, 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: DOU, 1996. Disponível em: https://proplan.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/7/2014/09/LEI-n%C2%B0-9.394-de-20-de-dezembro-de-1996.pdf. Acesso em: 16 jun. 2018.

______. Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006. Autoriza a concessão de bolsas de estudo e pesquisa a participantes do programa de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11273.htm. Acesso em: 2 dez. 2017.

______. Decreto nº 7.219, de 24 de junho 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em: 2 de dez. 2017.

______. Plano Nacional de Educação 2014-2014: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014a.

______. Documento Final da Conferência Nacional de Educação (Conae). Brasília, MEC, 2014b. Disponível em http://fne.mec.gov.br/images/doc/DocumentoFina240415.pdf. Acesso em 2 dez. 2017.

______. Resolução nº 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Conselho Nacional de Educação. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1& pagina=8&totalArquivos=72. Acesso em 2 dez. 2017.

______. Brasil no Pisa: sumário executivo. Brasília. Diretoria de Avaliação da Educação Básica - DAEB. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa - INEP. 2016.

______. Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/15042016-Portaria-46-Regulamento-PIBID-completa.pdf. Acesso em: 2 dez. 2017.

CAMBRAIA, A. C.; SCAICO, P. D. Os desafios da educação em computação no Brasil: um relato de experiências no Sul e no Nordeste do país. Revista Espaço Acadêmico. V. 13, n. 148, p. 1-9. 2013

CHARMON, M. O instituído e o instituinte nos cursos de formação de professores: desafios da contemporaneidade. Formação Docente. Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p-71-80. Jan/jul. 2011.

DOURADO, L. F. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131-00299.pdf. Acesso em: 16 jun. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: os saberes necessários a prática educativa. 43ª edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.

GATTI, B. A. Educação escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar Revista. Curitiba: Editora UFPR, Brasil, n. 50, p. 51-67, out-dez de 2013.

GAUTHIER, C. (et. al), Tradução Francisco Pereira. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente - Coleção Fronteiras da Educação. Ijui: UNIJUÍ, 1998.

MATTANA, S. D.; ZACOVELLO, R.; THEISEN, G. R.; MORESCO, T. R.; GARLET, T. M. B. Contribuições do PIBID na formação inicial: Intersecções com os pontos de vista dos licenciandos em Biologia. REGET. V. 18, n. 3, p. 1059-1070. 2014.

OLIVEIRA, A. D. A; MESQUITA, A. A. As tecnologias da informação como instrumentos didáticopedagógicos no ensino da geografia: uma experiência de formação com bolsistas PIBID no Colégio de Aplicação-UFAC. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre, v. 1, n. 1, p-153-161, 2014.

OLIVEIRA, V. P. A. Subprojeto PIBID pedagogia: formando leitores. KHÓRA, Revista transdisciplinar, v. 2, n. 3, out. 2015.

PRANK, A.; FRISON, L. M. B. Potencialização da Aprendizagem Autorregulada de Bolsistas do PIBID/UFPel do curso de Licenciatura em Matemática através de Oficinas Pedagógicas. Boletim de Educação Matemática, vol. 29, núm. 51, pp. 223-240, abril, 2015.

RANKING DE ENSINO DA OCDE. Disponível em: http://99dicas.com.br/ranking-de-ensino-da-ocde/. Acesso em: 2 dez. 2017.

RAUPP, L. M. W. Os impactos do PIBID sobre os professores bolsistas: um olhar sobre a auto avaliação e a subjetividade dos alunos de letras da Faccat. Revista Acadêmica Licencia&acturas Ivoti, v. 2, n. 1, p. 106-112, janeiro/junho, 2014

SILVA, L. G. F. da; LOPES, L. R. S. U.; SILVA, M. F. da; JÚNIOR, W. T. Formação de professores de Física: experiência do PIBID Física – Universidade Federal de Rondônia. RBPG. Brasília, v.9, n 16, p. 223-227, abril de 2012.

TARDIF, M.. Saberes Docentes e Formação Profissional. 12.ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Published

2018-07-27

How to Cite

Gonçalves, F. M. da S. (2018). FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE TRIDIMENSIONAL (DCNs, PNE E O PIBID. Anthesis, 6(11), 76–90. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/1883