UM TRAÇO IDENTITÁRIO DOS PROFESSORES FORMADOS EM LETRAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM CRUZEIRO DO SUL, ACRE
Palavras-chave:
Docente. Identidade. Língua. Dom Henrique RuthResumo
RESUMO
Este artigo se propõe a refletir a respeito de identidades docentes a partir de entrevistas com professores da área de línguas da escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, situada em Cruzeiro do Sul, município do Vale do Juruá na região Amazônica. A metodologia usada foi de depoimento escrito, sendo pergunta feita aos professores, tinha como base a motivação, afim de perceber por meio de suas narrativas, o que tem de semelhante e diferentes aos dos demais colegas sobre o mesmo aspecto. Mas para que seja possível essas reflexões, foram necessárias entender alguns conceitos expostos por pesquisadores que debatem sobre identidades. As discussões elaboradas por esses autores em torno do diálogo necessário para a construção de identidades (Moura), da insegurança nas definições de identidades por parte dos indivíduos no mundo globalizado (Bauman), da complexidade de definir identidade (Hall), da concepção de performance identitária (Moita Lopes), por fim, da identidade como algo em constante estado de transformação e ebulição (Rajagopalan), me auxiliaram no processo de leitura de uma realidade específica sobre identidade. Portanto, ao que percebi durante a pesquisa e escrita deste trabalho dos professores de línguas da escola Dom Henrique Ruth, foram traços semelhantes no que tange aos fatores que contribuíram na decisão da escolha por tal curso superior. Onde todos participantes da pesquisa disseram terem optados por tal formação impulsionados pela falta de opção de outros cursos melhores. Além deste traço, há fatores que na maioria dos casos, os mesmos tornaram-se docentes por pretensões salariais e/ou influências de familiares.
Referências
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