O Estudo da Variação Linguística no Diálogo de Ficção

Autores

  • Mirilane Saraiva Saraiva da Silva Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC-RIO, aluna de Mestrado em Letras

Resumo

RESUMO

O objetivo deste artigo é analisar como a variação linguística se processa no diálogo de ficção. Para tanto, selecionamos uma crônica do escritor Luis Fernando Veríssimo, intitulada “O Brasil explicado em galinhas”. A pesquisa se insere nos estudos da Sociolinguística e nos estudos linguísticos do diálogo de ficção (Dino Preti: 1974, 2004, 2007). Os resultados sugerem que a variação no diálogo fictício resulta de um intenso trabalho estético do cronista, que recria uma “realidade linguística”, por meio do uso de recursos da língua oral para simular uma conversa face a face.

 

Palavras-chave: variação linguística. Ensino. Diálogo de ficção.

 

EL ESTUDIO DE LA VARIACIÓN LINGÜÍSTICA EM EL DIÁLOGO DE FICCIÓN

RESUMEN

El objetivo de este articulo es analizar como la variación lingüística se produce en el diálogo de ficción. Para este fin, seleccionamos una crônica del escritor Luis Fernando Veríssimo, titulada “O Brasil explicado em galinhas”. La investigación es parte de los estudios de la Sociolingüística y en estúdios lingüísticos del diálogo de ficción (Dino Preti: 1974, 2004, 2007) . Los resultados sugieren que la variación en el diálogo fictício surge a partir de un intenso trabajo estético de el cronista, que recrea una “realidad linguística”, mediante el uso de los recursos del lenguage oral para simular una conversación espontánea.

 

Palavras-chave: Variación lingüística. Enseñanza. Diálogo de ficción.

Biografia do Autor

Mirilane Saraiva Saraiva da Silva, Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC-RIO, aluna de Mestrado em Letras

Formação em Letras (Português/Literaturas de Língua Portuguesa), pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Língua Portuguesa, pelo Instituto de Língua Portuguesa Liceu Literário Português, mestranda em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, bolsista CNPQ.

Possuo experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino e Linguística Aplicada das Profissões.

Downloads

Publicado

2015-02-23

Edição

Seção

Artigos