OS SABERES DA PROFISSÃO DOCENTE: OLHARES SOBRE A ATUALIDADE

Autores

  • Alisson Lima Damião Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Maria Irinilda da Silva Bezerra Universidade Federal do Acre - UFAC

Palavras-chave:

Saberes Docente. Profissão Docente. Pedagogia.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os saberes docentes valorizados do curso de Pedagogia do Campus Floresta procurando entender à importância do mesmo para a formação atual. Com este intuito realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo adotando como procedimento técnico o levantamento bibliográfico e a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso em questão. Referenciamo-nos em autores como: Morin (2011), Nóvoa (1991), Pimenta (2002) e Tardif (2002). Notamos que no curso de Pedagogia os saberes dos espaços de formação são amplamente valorizados. No PPP do Curso destacamos que o mesmo preza pelo desenvolvimento de saberes que são necessários à prática pedagógica visando uma regionalidade de saberes que atenda a metodologia da sala de aula, valorizando ainda a inter e transdiciplinaridade. A formação atual necessita de uma reflexão sobre a prática para que o docente alcance os significados de sua profissão e veja-se como produtor de saberes enquanto agente de interações humanas. 

 

Referências

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

Damião, A. L., & Bezerra, M. I. da S. (2017). OS SABERES DA PROFISSÃO DOCENTE: OLHARES SOBRE A ATUALIDADE. Anthesis, 5(9), 42–60. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/1144

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