OS SABERES DA PROFISSÃO DOCENTE: OLHARES SOBRE A ATUALIDADE

Alisson Lima Damião, Maria Irinilda da Silva Bezerra

Resumo


Este trabalho objetiva analisar os saberes docentes valorizados do curso de Pedagogia do Campus Floresta procurando entender à importância do mesmo para a formação atual. Com este intuito realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo adotando como procedimento técnico o levantamento bibliográfico e a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso em questão. Referenciamo-nos em autores como: Morin (2011), Nóvoa (1991), Pimenta (2002) e Tardif (2002). Notamos que no curso de Pedagogia os saberes dos espaços de formação são amplamente valorizados. No PPP do Curso destacamos que o mesmo preza pelo desenvolvimento de saberes que são necessários à prática pedagógica visando uma regionalidade de saberes que atenda a metodologia da sala de aula, valorizando ainda a inter e transdiciplinaridade. A formação atual necessita de uma reflexão sobre a prática para que o docente alcance os significados de sua profissão e veja-se como produtor de saberes enquanto agente de interações humanas. 

 


Palavras-chave


Saberes Docente. Profissão Docente. Pedagogia.

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