RECEPÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: A BUSCA DA IDENTIFICAÇÃO DO LEITOR COM O TEXTO
Resumo
Este estudo apresenta uma discussão acerca da recepção da leitura literária no Ensino Fundamental. O processo de recepção literária será enfocado por sua relevância para o trabalho com textos literários, já que enfatiza a importância da interação entre texto e leitor, pois considera o leitor como elemento fundamental no processo da leitura. A Teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), apresentada em sua obra A história da literatura como provocação à teoria literária constitui-se como texto base para este estudo e contribui para se entender o processo de recepção de textos literários pelos leitores. Além disso, ao apontar para a importância do leitor como coautor (poiesis), a teoria de Jauss busca desenvolver em seu receptor uma possível identificação com o texto (katharsis) e a probabilidade de renovar sua percepção de mundo (aisthesis), o que pode ser visto como um dos principais objetivos na formação de leitores. A obra de Regina Zilberman (1989), Estética da recepção e história da literatura, também colabora com importantes considerações, assim como, Iser (1979), Goulemot (1996), e em estudiosos como Rildo Cosson (2014), entre outros. Uma relação significativa entre aluno e literatura pode ser proporcionada por meio de uma prática eficiente e significativa de leitura literária, considerando-se esta prática como um procedimento de diálogo que requer respostas do leitor em relação ao texto literário, o que reforça a importância do leitor como coautor, concepção sobre a qual se assenta a Estética da recepção. Outro aspecto que será discutido é a maneira como a literatura é concebida na escola, retratada como algo inalcançável e longe da realidade do aluno, não sendo muito significativa para sua vida. Espera-se que este estudo seja útil para os professores do Ensino Fundamental, no sentido de que possa ser mais um instrumento para auxiliar o trabalho docente com a leitura literária, auxiliando-os no incentivo e na promoção da literatura no âmbito escolar.
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