O MEDO DE ENSINAR LITERATURA

Autores

  • Maria Veroza Batista Vieira Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Raimunda Rosineide de Moura e Silva
  • Renilza da Silva Gonçalves
  • Gisela Maria de Lima Braga Penha

Resumo

As mudanças ocorridas na sociedade no século XXI, principalmente no que se refere ao desenvolvimento científico-tecnológico, ao mesmo tempo em que tornou a informação mais acessível, provocou uma mudança de comportamentos e atitudes, o que levou à diminuição do interesse pela leitura. A escola, como extensão da sociedade, tem tentado acompanhar essas mudanças para suprir as necessidades sociais, começando pela metodologia de ensino até atingir a escolha dos conteúdos a serem trabalhados, desde a Educação infantil até o Ensino Médio. Em meio a essas escolhas, alguns conteúdos foram priorizados, enquanto outros deixados em segundo plano, como é o caso do ensino de literatura. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo discutir por que os professores demonstram insegurança no ensino da literatura e acabam subestimando a leitura e o trabalho com o texto literário. Também analisamos algumas atividades sugeridas nos livros didáticos para trabalhar com os textos literários. Para tanto, utilizamos como referencial teórico as concepções de Barthes ([1977] 2013; 2004) sobre as forças da literatura, de Compagnon (2009) e Antônio Cândido (1988) sobre a importância da literatura, de Regina Zilberman (1982) sobre a estética da recepção e a crítica de Márcia Abreu (2006) sobre os critérios de literariedade e o ensino de Literatura. 

Referências

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Publicado

2015-06-05

Como Citar

Vieira, M. V. B., de Moura e Silva, R. R., Gonçalves, R. da S., & de Lima Braga Penha, G. M. (2015). O MEDO DE ENSINAR LITERATURA. Anthesis, 3(6), 27–38. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/152

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