O MEDO DE ENSINAR LITERATURA
Abstract
As mudanças ocorridas na sociedade no século XXI, principalmente no que se refere ao desenvolvimento científico-tecnológico, ao mesmo tempo em que tornou a informação mais acessível, provocou uma mudança de comportamentos e atitudes, o que levou à diminuição do interesse pela leitura. A escola, como extensão da sociedade, tem tentado acompanhar essas mudanças para suprir as necessidades sociais, começando pela metodologia de ensino até atingir a escolha dos conteúdos a serem trabalhados, desde a Educação infantil até o Ensino Médio. Em meio a essas escolhas, alguns conteúdos foram priorizados, enquanto outros deixados em segundo plano, como é o caso do ensino de literatura. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo discutir por que os professores demonstram insegurança no ensino da literatura e acabam subestimando a leitura e o trabalho com o texto literário. Também analisamos algumas atividades sugeridas nos livros didáticos para trabalhar com os textos literários. Para tanto, utilizamos como referencial teórico as concepções de Barthes ([1977] 2013; 2004) sobre as forças da literatura, de Compagnon (2009) e Antônio Cândido (1988) sobre a importância da literatura, de Regina Zilberman (1982) sobre a estética da recepção e a crítica de Márcia Abreu (2006) sobre os critérios de literariedade e o ensino de Literatura.
References
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