A RELAÇÃO DIALÓGICA E A EFETIVIDADE DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

Resumo

Autor brasileiro, Paulo Freire foi um grande pensador da pedagogia mundial que influenciou o movimento da pedagogia crítica libertadora. Suas obras, foram diversas, as quais convida o homem, expresso por ele como sujeito, a não conformar-se com a realidade em que vive. Exprime em suas obras a convicção de que nutrido por uma relação dialógica o sujeito pode transformar sua realidade. Tem-se como objetivo identificar os benefícios da relação dialógica na prática docente, a partir das concepções apresentadas em duas obras freirianas, a Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa e a Pedagogia do Oprimido. Os resultados demostram que uma prática docente eficiente ao processo de ensino, deve ser pautada em uma relação de diálogo entre discentes e docentes, em que o docente mesmo assumindo uma postura de mediador da aprendizagem, permeia o diálogo, fomentando a participação dos discentes, contribuindo para sua educação integral. Conclui-se que a prática docente pode trazer benefício ao aluno a partir dos saberes que este constrói no meio social, quaisquer que sejam, saberes que confrontados na sala de aula pela interação discente-docente, reverbera no processo de ensino.

Biografia do Autor

Ilcilene Antonia Lourenço Dias, UFAC Campos Floresta

[1] Mestre em Ensino de Humanidade e Linguagem – MEHL na Universidade Federal do Acre – UFAC, Campus Floresta. Especialização em Atendimento Educacional Especializado - Universidade Estadual Paulista-UNESP – 2010 e Pedagogia Gestora - Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC.2005. 

Eliane Alves Freires

 Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela Faculdade Internacional de Curitiba (2010). Professora efetivada da Escola Estadual Governador Hugo Carneiro em Cruzeiro do Sul- Ac e na da Escola Estadual José Elno Ferreira de Souza, Guajará Am.

Ademárcia Lopes de Oliveira Costa, UFAC - Campus, Rio Branco Ac- BR

Professora adjunta da Universidade Federal do Acre – (UFAC), Campus, Rio Branco – Acre – Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL. Centro de Educação, Letras e Artes. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Gestão, Trabalho e Formação Docente – GEPPEACG.

Downloads

Publicado

2021-10-18