A RELAÇÃO DIALÓGICA E A EFETIVIDADE DA PRÁTICA DOCENTE
Abstract
Autor brasileiro, Paulo Freire foi um grande pensador da pedagogia mundial que influenciou o movimento da pedagogia crítica libertadora. Suas obras, foram diversas, as quais convida o homem, expresso por ele como sujeito, a não conformar-se com a realidade em que vive. Exprime em suas obras a convicção de que nutrido por uma relação dialógica o sujeito pode transformar sua realidade. Tem-se como objetivo identificar os benefícios da relação dialógica na prática docente, a partir das concepções apresentadas em duas obras freirianas, a Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa e a Pedagogia do Oprimido. Os resultados demostram que uma prática docente eficiente ao processo de ensino, deve ser pautada em uma relação de diálogo entre discentes e docentes, em que o docente mesmo assumindo uma postura de mediador da aprendizagem, permeia o diálogo, fomentando a participação dos discentes, contribuindo para sua educação integral. Conclui-se que a prática docente pode trazer benefício ao aluno a partir dos saberes que este constrói no meio social, quaisquer que sejam, saberes que confrontados na sala de aula pela interação discente-docente, reverbera no processo de ensino.
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