A OBRA LITERÁRIA NA DIMENSÃO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Jose Randson Silva Santos Universidade Federal do Acre
  • Gisela Maria de Lima Braga Penha Universidade Federal do Acre

Resumo

A leitura de obras literárias na escola possibilita o aprimoramento das habilidades leitoras e favorece a ampliação dos conhecimentos nas mais diversas áreas disciplinares por conter em seu eixo, a força dos saberes. Além de agraciar os aspectos linguísticos e artísticos, que por vezes, são destacados no ensino de língua e literatura, ela também costuma adentrar no mundo da matemática, da ciência, da história, da geografia, entre outros campos, de tal maneira, compondo o universo da personagem de ficção. Nesse sentido, a literatura abre caminhos para a interdisciplinaridade, permitindo que cada professor explore os aspectos inerentes à sua área de atuação e contribua com uma atividade promotora do diálogo com as outras disciplinas, explorando o mesmo texto literário. A ideia aqui desenvolvida tem o objetivo de mostrar o fenômeno e a dimensão dos saberes que estão contidos na obra literária e a possibilidade de elaborar um trabalho que envolva as diversas disciplinas em um projeto de leitura, desvencilhando-se da falta de conhecimento de que a obra literária é produto exclusivo ou somente favorece ao ensino de Língua Portuguesa. Para compor o campo teórico, recorre-se à teoria da Estética da Recepção com enfoque aos planos estéticos de Hans Robert Jauss e as forças da literatura de Roland Barthes, autor que trabalha os conceitos sobre as forças da literatura. Para discutir a desenvoltura do sentido e importância da leitura no âmbito escolar, pessoal e social, serão trabalhadas as teorias de Guedes, Antunes e Lajolo; no âmbito da leitura da obra literária, se fará uso das teorias de Cosson e Bloom. A proposta interdisciplinar é destinada à turma de oitavo ou nono ano e, parte da leitura da obra Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, por abranger diversos focos de saberes e por ser um texto que atrai com maior facilidade a atenção do público infanto-juvenil. Cada educador buscará explorar os eventos pertinentes à sua área de atuação e fará com que o educando observe tais fenômenos e busque construir seu saber e procure valorizar o texto literário em sua formação. O que se espera dessa atividade é que se conceba a ideia entre os educadores, de que o texto literário oferece inúmeras possibilidades de ensino e que o grande beneficiado com tal procedimento será o aluno, razão de todo esforço escolar. 

Palavras-chave: saberes; interdisciplinaridade; Estética da Recepção; leitura.

Biografia do Autor

Jose Randson Silva Santos, Universidade Federal do Acre

Mestrando No Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS.

Gisela Maria de Lima Braga Penha, Universidade Federal do Acre

Professora e orientado no mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS na Universidade Federal do Acre 

Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino / outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BLOOM, Harold. Como e Por Que Ler. Trad. José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: objetiva, 2011.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Disponível em: <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/viewFile/3560/3007>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

CANDIDO, Antonio. A personagem do Romance. In: CANDIDO, Antonio. et al. A personagem de ficção. 12 ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

COSSON, Rildo. PAULINO, Graça (org). Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdades de Letras da UFMG, 2004.

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. Trad. Flávio P. de F. e Costa Neves. São Paulo: Martin Claret, 2014.

GUEDES, Paulo Coimbra. A formação do professor de português: que língua vamos ensinar? São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Edição

Seção

Artigos