O POEMA NA SALA DE AULA: UM OLHAR PARA OUTRA DIMENSÃO DE LEITURA

Autores

  • Jose Randson Silva Santos Universidade Federal do Acre
  • Marta Maria Wanderley da Silva Universidade Federal do Acre
  • Hermínia Silva de Sousa Universidade Federal do Acre

Resumo

A leitura de poemas oferece ao leitor a possibilidade de percorrer uma dimensão carregada de significados e garante a ampliação das habilidades leitoras e a aquisição do prazer estético. O objetivo deste estudo é explorar a dimensão do texto poético em sala de aula sob a ótica da Estética da Recepção e reconhecer que há maiores resultados, quando se trabalha o texto literário discutindo a relação entre texto e leitor. Objetiva também desenvolver o aprendizado e o gosto pela leitura de poema com enfoque às verdadeiras dimensões do gênero e ao hábito de ler poemas. As seguintes orientações buscam delimitar algumas etapas para a recepção do texto literário e se faz necessário construir um paralelo entre poema e os planos estéticos de Jauss e as forças da literatura de Barthes.  O conteúdo busca compreender o sentido do texto literário firmados no prazer de ler e também no preparo do ambiente para a referida leitura. A partir dessa rota, o trabalho pautar-se-á principalmente seguindo as orientações estéticas com terminologias gregas: Poiesis, Aisthesis e Katharsis sob o pensamento de Jauss e, Mathesis, Mimesis e Semiosis sob a concepção de Barthes. A proposta busca trabalhar o poema ‘Desistência’ de autoria de Maria Dinhorah, utilizando-se de uma prévia leitura de imagens e finalizando a atividade com o uso de uma mídia disponível do ambiente virtual You Tube na qual se explora onde o tema sonho, a fim de levar o educando a buscar os diversos sentidos do termo tanto dentro do texto quando para sua própria vida. Tal proposta poderá ser aplicada em sala a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental II. As reflexões e situações contribuem para um trabalho voltado à formação do aluno leitor de poema e consciente da importância da literatura em sua vida e, como essa ferramenta pode contribuir significativamente em seu meio social. Além disso, busca desvencilha-se da prática em que o poema só é explorado sintaticamente nas atividades disciplinares.  

Palavras-chave: Mathesis; Mimesis; Semiosis;

Biografia do Autor

Jose Randson Silva Santos, Universidade Federal do Acre

Mestrando No Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS.

Marta Maria Wanderley da Silva, Universidade Federal do Acre

Mestrando No Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS.

Hermínia Silva de Sousa, Universidade Federal do Acre

Mestrando No Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS.

Referências

BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino de primeira a quarta série. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivo/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2014.

GUEDES, Paulo Coimbra. A formação do professor de português: que língua vamos ensinar? São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

Imagens Google. Disponível em:< https://www.google.com.br/search?q=son ho&bav=on.2,or.&bvm=bv.72938740,d.cWc,pv.xjs.s.pt_BR.263mTirOoio.O&biw=1600&bih=805&dpr=1&um=1&ie=UTF8&hl=ptBR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=5IbqU86JKq7LsASU7IIo>. Acesso em 17 abr. 2014. 19:04:10.

JAUSS, Hans Robert. O Prazer Estético e as Experiências Fundamentais da Poiesis, Aisthesis e Katharsis. In: LIMA, Luiz Costa (Coord. e Trad.). A literatura e o leitor: Textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 63-82.

LAJOLO, M. et al. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 10. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991.

SOUSA, Robson. Menino Sonhador. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ocggUPyZEk8>. Acesso em 11 ago. 2014. 14:28:13.

TEIXEIRA, Lucia. Leitura de textos visuais: princípios metodológicos. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Língua portuguesa: lusofonia – memória e diversidade cultural. São Paulo: EDUC, 2011.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Edição

Seção

Artigos