A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE PERMEADA PELO USO DAS MÍDIAS DIGITAIS
Resumo
Este trabalho tem por finalidade analisar o perfil do profissional da educação no que se refere à construção da identidade docente por meio da prática pedagógica apoiada no uso das mídias digitais. Com o advento da globalização os recursos tecnológicos se expandiram e permitiram o avanço no que se refere ao uso das mídias como suporte pedagógico para os profissionais da educação. Para isso, se utilizou como metodologia a revisão bibliográfica discutida no âmbito do curso de pós graduação em Letras – Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre, tendo como base teórica estudiosos como Bauman (2005), Hall (2005), Cardoso (2002), Jesús Martín-Barbero (2006), entre outros. Chega-se a conclusão que a construção identitária docente por meio do uso das mídias digitais é sim uma construção permeada por meio da evolução tecnológica e da globalização, e que esses novos profissionais alcançam êxito no que se refere aos objetivos de suas aulas com mais facilidade por se aproximarem da realidade de seus alunos, esses conectados ativamente na evolução da tecnologia.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman. Rio de Janeiro: Joege Zahar ed., 2005.
CORDEIRO, Jaime Francisco Parreira. Falas do novo, figuras da tradição: o novo e o tradicional na educação brasileira (anos 70 e 80). São Paulo, editora UNESP, 2002.
GOMES, A. S. et. al. Cultura digital na escola: habilidades, experiências e novas práticas. Recife: Pipa comunicação, 2015.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DPA, 2005.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, Vozes, 2000.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórico e conceitual. In SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.