ICONICIDADE E REALIDADE: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DE SINAIS DOS SURDOS DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/AC
Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar como a iconicidade, processo cognitivo que reflete a semelhança entre o significante e o significado, manifesta a realidade individual e coletiva do usuário de língua de sinais. Para isso, utilizaram-se os dados de cinco sujeitos surdos, adolescentes, naturais da cidade de Cruzeiro do Sul (AC) e estudantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os sujeitos foram eliciados a partir da técnica de nomeação espontânea e os dados coletados apontaram para o fato de os sujeitos imprimirem no sinal suas experiências pessoais e comunitárias, a partir do processo de seleção de imagens. Desse modo, observou-se que os sujeitos em questão optaram por selecionar imagens que mostram o ponto de vista de quem age sobre o objeto, ao invés de optar pela visão que se tem do objeto em si. Assim, chegou-se à conclusão preliminar de que os sinais icônicos, quando nomeiam objetos, estão também narrando eventos que traduzem a realidade individual e cultural de seus sinalizadores.
Palavras-chave: iconicidade, língua de sinais, sinalizador.
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