EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA CRECHE: CONCEITOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Cláudio Delunardo Severino Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Thallita Aparecida da Silveira Paiva

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as possibilidades de intervenção pedagógica da Educação Física no desenvolvimento de crianças de creche. Para tal, pretendeu-se estabelecer conceitos relacionados à importância da Educação Física como uma prática pedagógica coerente com os benefícios sócio-afetivos, cognitivos, psíquicos e motores, alicerces para a formação inicial do indivíduo. Para a realização da pesquisa, a metodologia empregada baseou-se numa revisão bibliográfica, de cunho descritivo, e foi desenvolvida a partir da leitura e discussão de diversas publicações sobre o tema em questão. Justifica-se este estudo a relevância desta investigação acerca do desenvolvimento global da criança, experimentando assim diferentes maneiras de agir e o pensar na Educação Infantil. Ao refletir sobre a prática corporal e o desenvolvimento da criança pequena no contexto da Educação Infantil, sobre os espaços destinados a essas práticas e ainda, sobre uma prática pedagógica coerente com benefícios psíquicos, sócio-afetivos, cognitivos e motores, concluiu-se sobre a importância de se permitir que as crianças se expressem por intermédio do movimento e a relevância de acabar com a concepção de retenção do movimento corporal no cotidiano das creches. Observou-se também a necessidade do professor de Educação Física possibilitar à criança por meio de atividades rítmicas e recreativas o seu desenvolvimento global, tornando-a assim um ser autônomo, além de aperfeiçoar a sua relação consigo e com o meio.

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Publicado

2015-02-23

Edição

Seção

Artigos