MANIFESTOS E LEIS DE DIRETRIZES E BASES: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE POLÍTICO-EDUCACIONAL
Keywords:
Manifesto dos Pioneiros, Manifesto Mais Uma Vez Convocados, Leis de diretrizes e bases da educação nacional, Identidade político-educacional.Abstract
Este trabalho apresenta uma revisão das políticas públicas do campo educacional no início da República brasileira, bem como dos principais fatos que influenciaram a trajetória da educação. Partindo da análise do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, e do Manifesto dos Educadores: Mais Uma Vez Convocados, publicado em 1959, a abordagem crítico-dialética permite uma reflexão acerca das intenções do discurso estratégico propagado pelo grupo de educadores então à frente das movimentações nacionais no campo educacional. A investigação aborda os contextos político e social apresentados durante os debates que produziram as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, 1971 e 1996, a partir de um panorama que expõe a necessidade atemporal da implementação de uma identidade político-educacional para o país. Vale antecipar que nesse exame fica nítida a presença de um modelo neoliberal cada vez mais enraizado no Estado Brasileiro. A historiografia mostra que as questões apontadas no início do século passado continuam atuais e que uma reconstrução educacional somente será possível quando houver um regime realmente democrático.
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- Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Português (Brasil))
- LEI Nº 5.692 DE 11 DE AGOSTO DE 1971 (Português (Brasil))
- LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961 (Português (Brasil))
- Manifesto dos Educadores: Mais uma Vez Convocados (Português (Brasil))
- O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (Português (Brasil))