DISCUTINDO IDENTIDADES: O EU E O OUTRO E A CRISE DA RACIONALIDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Cleidison de Jesus Rocha Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Identidade, Indústria Cultural, Teoria Crítica.

Resumo

Resumo:

Este artigo se propõe apresentar os deslocamentos históricos do conceito de identidade, examinando-o segundo a perspectiva das mudanças empreendidas no mundo globalizado, cuja lógica é definida em função da utilização dos desenvolvimentos tecnológicos presentes nas sociedades avançadas. O fluxo frenético de dados que circulam em redor do mundo instala uma sensação de desorientação quanto ao tempo e aos espaços em que se vive e até mesmo quanto as singularidades de classe e gênero. Essas matrizes, que antes definiam o sujeito e o seu lugar no mundo foram relegadas ao local da dúvida, desvanecendo, assim, os projetos vinculados à pretensão à identidade.  A circulação e legitimação da sensibilidade atual é antecipada por Adorno em seu diagnóstico do capitalismo tardio (1985) como sendo resultado da adesão aos produtos oferecidos pela indústria cultural, que confere a tudo um ar de semelhança, fazendo vigorar uma homogeneização do gosto, tendo como consequência a celebrada ética do consumo em vez de uma autonomia crítica do sujeito, cuja identidade evapora-se e se afoga na profunda crise da racionalidade contemporânea, que se manifesta por meio da barbárie, que é a regressão da humanidade no tecido civilizatório.

 

Biografia do Autor

Cleidison de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre

Licenciado em Filosofia; Especialista em Filosofia Contemporânea e em Ciências Sociais; Mestre em Educação e Doutor em Filosofia. Prof. Associado do Centro de Educação e Letras - CEL. Universidade Federal do Acre.

Referências

BIBLIOGRAFIA:

ADORNO. T. W. e HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

ADORNO, T. W. Dialética Negativa. Trad. José Maria Rispalda. Revisor Jesús Aguirre. Madrid: Taurus, 1975.

_____________. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. In: Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a.

_____________. Mínima Moralia: reflexões a partir da vida danificada. 2ª ed., S. Paulo, Ática, 1993.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC; [Brasília] Editora da Universidade de Brasília. 1987.

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro; Jorge Zahar Ed., 2005.

BARBOSA, Muryatan Santana. Homi Bhabha leitor de Frantz Fanon: acerca da prerrogativa pós-colonial. Revista Crítica Histórica. Ano III, Nº 5, Julho/2012.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

BURKE, P. A cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Cia de Bolso, 2010.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997.

ECOSTEGUY, Ana Carolina D. Uma introdução aos Estudos Culturais. Revista FAMECOS. Porto Alegre, nº 9. 1998.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Sete aulas sobre Linguagem, Memória e História. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

GALEANO, Eduardo H. As veias abertas da América Latina. Tradução de Sergio Faraco. Porto Alegre, RS: L&PM, 2014.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce do Carmo Albergaria Rocha. Juiz de Fora, UFJF, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10ª ed. Rio de janeiro: DP&A Editora. 2005.

___________. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte. Ed. UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

PELEGRINI, Tânia. Aspectos da produção cultural brasileira. In: Revista Crítica Marxista. Vol. 1. Número 2, S. Paulo: Brasiliense, 1995.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. S. Paulo: Parábola Editorial, 2003.

TUBINO, F. 2005. La interculturalidad crítica como proyecto ético-político, encuentro continental de educadores agustinos, del 24 al 28 de enero, 2005. Disponível em: http://red.pucp.edu.pe/wp-content/uploads/biblioteca/inter_funcional.pdf. Acesso: 20/01/2018.

ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Indústria Cultural e Educação: o novo canto da sereia. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Artigos