MULTILINGUISMO E MIGRAÇÃO DO POVO HUNI KUIN A PARTIR DO FILME AS VOLTAS DO KENE

Autores

  • Jose Mauro Souza Uchôa Uchôa
  • Vera Lúcia de Magalhães Bambirra
  • Alexandra Bruch Deitos
  • Raquel Nascimento Barroso
  • Rodrigo Moreira Andrade

DOI:

https://doi.org/10.29327/revanthesis.v12i01.8236

Palavras-chave:

teoria bakhtiniana, multilinguismo, migração, povo Huni Kuin, kene

Resumo

O artigo analisa as transformações sociais e culturais decorrentes dos processos migratórios do povo Huni Kuin, evidenciando as tensões linguísticas e culturais que emergem nesse contexto, com base na teoria bakhtiniana e seus conceitos de dialogismo, heteroglossia e enunciado. Por meio da análise do filme As Voltas do Kene, dirigido por Zezinho Yube, e das falas de Joaquim Maná, o estudo explora como as práticas comunicativas e culturais dos huni kuin se transformam, adaptam e ressignificam em resposta aos desafios históricos e sociais. O filme aborda a retomada da memória e das práticas culturais do povo Huni Kuin, com ênfase na arte gráfica tradicional do kene, destacando como essa tradição resiste às mudanças impostas pelos processos migratórios forçados, iniciados durante o ciclo da borracha. A análise sugere que o multilinguismo emerge como uma forma de resistência cultural, na qual as línguas se recriam diante de novas condições sociais e históricas. Além disso, o artigo discute como o filme retrata a luta Huni Kuin para manter sua identidade cultural em um contexto de migração e contato com outras culturas, evidenciando as tensões entre a preservação das tradições e as transformações impostas pela modernidade. O estudo adota uma metodologia bibliográfica, complementada pela análise do filme e pelos depoimentos de líderes indígenas.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Uchôa, J. M. S. U., Bambirra, V. L. de M., Bruch Deitos, A., Barroso, R. N., & Andrade, R. M. (2024). MULTILINGUISMO E MIGRAÇÃO DO POVO HUNI KUIN A PARTIR DO FILME AS VOLTAS DO KENE. Anthesis, 12(01). https://doi.org/10.29327/revanthesis.v12i01.8236