PLATONISMO E PSICODELIA: ÀS ORIGENS PSICODÉLICAS DA METAFÍSICA PLATÔNICA

Autores

  • Jan Clefferson Costa de Freitas UFPB-UFPE-UFRN

Palavras-chave:

Metafísica, Platonismo, Psicodélicos

Resumo

Abordar os diálogos de Platão que aludem aos mistérios eleusianos, partindo da exegese realizada por Robert Gordon Wasson, corroborada pela interpretação psicodélica de Terence McKenna, segundo as quais, respectivamente, os psicoativos deram origem à filosofia. Interpretar a concepção de Eidos platônica a partir da experiência enteogênica de Platão.  Demonstrar de que maneira a experimentação de psicodélicos contribuiu para o nascimento da metafísica. Explicar o processo por meio do qual a alma se liberta do envoltório biológico, sem que o receptáculo físico morra, para com isso ter acesso aos componentes do conhecimento puro. Apresentar como as formas puras se expressam a partir dos elementos geométricos, considerando os fenômenos visuais da psicodelia enquanto exemplos descritivos de reforço a essa hipótese. Discorrer a respeito da linguagem tridimensional que se apresenta durante o transe psicodélico. Em síntese: analisar o platonismo à luz das ciências psicodélicas, levando em conta a discussão internacional a respeito da filosofia dos enteógenos, colocando em perspectiva a teoria platônica das formas através de uma abordagem psiconáutica.

Palavras-chave: Metafísica; Platonismo; Psicodélicos.

Biografia do Autor

Jan Clefferson Costa de Freitas, UFPB-UFPE-UFRN

Bacharel e Mestre em filosofia pela UFRN. Doutorando em Filosofia pelo PIDFIL (UFPB-UFPE-UFRN).

Referências

AARONSON, B.; OSMOND, H. F. Psychedelics: the uses and the implications of hallucinogenic drugs. New York: Anchor Books, 1970.

ABRAHAM, R.; MCKENNA, T. et al. Caos, criatividade e o retorno ao sagrado: triálogos nas fronteiras do Ocidente. Trad. Newton Roberval Eichenberg. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1992.

ALVERGA, A. P. O livro das mirações: uma viagem ao Santo Daime. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1995.

AQUINO, T. O ente e a essência: De ente et essentia. Trad. Carlos Arthur do Nascimento. Ed. bilíngue [latim/português]. Petrópolis: Vozes, 1995.

BARRON, J. Brain functions even after death. The Baseline Health Foundation, 2009. Disponível em: https://jonbarron.org/article/brain-functions-even-after-death

BRÉHIER, E. Les idées philosophiques et religieuses de Philon d’Alexandrie. Paris: J. Vrin, 1950.

BURGER, R. The Phaedo: a platonic labyrinth. New Raven and London: Yale University Press, 1984.

CALLAWAY, J. C. Fitoquímica e neurofarmacologia da ayahuasca. In: METZNER, R. (Org.). Ayahuasca: alucinógenos, consciência e o espírito da natureza. Trad. Márcia Frazão. Rio de Janeiro: Gryphus, 2002.

DERRIDA, J. A farmácia de Platão. Trad. Rogério da Costa. 3ª Ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.

ESCOHOTADO, A. Historia de las drogas, I. Alianza Editorial, Madri: 1995a.

_________. Historia de las drogas, II. Alianza Editorial, Madri: 1995b.

_________. Historia de las drogas, III. Alianza Editorial, Madri: 1995c.

FÍLON, A. De mutatione nominum. Trad. Roger Arnaldez. Ed. Bilíngue [grego/francês]. Paris: Cerf, 1964.

_________. Who is the heir of divine things: Quis rerum divinarum heres sit. Trad. F. H. Colson e G. H. Whitaker. Ed. bilíngue [grego/inglês]. Cambridge: Harvard University Press, 1996.

GRAVES, R. Difficulty questions, easy answers. New York: Doubleday, 1964.

GOODMAN, F. Phonetic analysis of glossolalia in four cultural settings. Medford: Journal of the Scientific Study of Religion. n. 8, 1969a.

_________. Speaking in tongues in four cult settings. Basel: Confinia Psychiatrica. n. 12, 1969b.

HEGEL, G. W. F. Introdução à história da filosofia. Trad. Euclidy Carneiro da Silva. São Paulo: Hemus, 1976.

HERÁCLITO. Fragmentos. Trad. José Cavalcante de Souza. In: Os pré-socráticos. Col. Os pensadores. Vol. I. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

HOFFMAN, A. LSD: My problem child. Trad. Jonathan Ott. NYC: McGraw-Hill Book Company, 1980.

HUGHES, P. S. Noumenautics: metaphysics, meta-ethics and psychedelics. London: Psychedelic Press, 2015.

_________. The hidden psychedelic history of philosophy: Plato, Nietzsche and 11 other philosophers who used mind-altering drugs. 2016. Disponível em: http://highexistence.com/hidden-psychedelic-influence-philosophy-plato-nietzsche-psychonauts-thoughts/

MATTÉI, J. F. Platão. Trad. Maria Leonor Loureiro. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

MCKENNA, T. Alucinações reais: uma viagem cósmica inspirada pelo uso de plantas de poder. Trad. Alves Calado. Rio de Janeiro: Record, 1993.

_________. O retorno à cultura arcaica. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Editora Record, 1991.

METZNER, R. Ayahuasca: alucinógenos, consciência e o espírito da natureza. Trad. Márcia Frazão. Rio de Janeiro: Gryphus, 2002.

MOODY, R. Vida depois da vida. Trad. Rodolfo Azzi. Rio de Janeiro: Nórdica, 1979.

OTT, J. Los ojos desincorporados esculpidos de Teotihuacán. In: WASSON, R. G.; KRAMRISCH, S. et al. La Búsqueda de Perséfone: Los enteógenos y los Orígenes de la religión. Trad. Omar Álvares. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.

PLATÃO. Fédon. Tradução de M. T. Schiappa de Azevedo. Brasília: Editora da UNB, 2000.

_________. Fedro. In: Platão: Diálogos III (socráticos). Trad. Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2008.

_________. Mênon. Trad. Maura Iglesias. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; São Paulo: Edições Loyola, 2001.

RICOEUR, P. Ser, essência e substância em Platão e Aristóteles. Trad. Rosemary Costhek Abilio. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

ROSS, W. D. Plato’s theory of ideas. Oxford: Clarendon Press, 1951.

RUCK, C. A. P. La solución del mistério eleusino. In: WASSON, R. G.; HOFMANN, A. et al. El camino a Eleusis: una solución ao enigma de los misterios. Trad. Felipe Garrido. México: Fondo de Cultura Económica, 2013.

_________. Poetas, filósofos, sacerdotes: los enteógenos en la formación de la tradición clássica. In: WASSON, R. G.; KRAMRISCH, S. et al. La Búsqueda de Perséfone: Los enteógenos y los Orígenes de la religión. Trad. Omar Álvares. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.

SAMARIN, J. W. Variation and variables in religious glossolalia. United Kingdom: Oxford University Press, Language in Society, n. 1, 1972.

SHELDRAKE, R. A criaividade e o caos. In: ABRAHAM, R.; MCKENNA, T. et al. Caos, criatividade e o retorno ao sagrado: triálogos nas fronteiras do Ocidente. Trad. Newton Roberval Eichenberg. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1992.

SCHULTES, R. E.; HOFMANN, A. Plantas de los dioses: orígenes del uso de los alucinógenos. Trad. Alberto Blanco. México: Fondo de Cultura Económica, 1982.

SHANNON, B. O conteúdo das visões da ayahuasca. Rio de Janeiro: Mana, n. 9, 2003.

_________. The antipodes of mind: charting the phenomenology of the ayahuasca experience. New York: Oxford University Press, 2010.

STRASSMAN, R. DMT: the spirit molecule: a doctor’s revolutionary research into the biology of near-death and mystical experiences. Rochester: Park Street Press, 2001.

TAYLOR, A. E. Plato: the man and his work. London: Methuen & Co., 1926.

TRABATTONI, F. A argumentação platônica. In: ARCHAI: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental. Brasília: n. 4, p. 11-27, 2010.

VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Trad. Ísis Borges B. da Fonseca. 19ª Ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

WALLACH, J. V. Endogenous hallucinogens as ligands of the trace amine receptors: a possible role in sensory perception. USA: Medical Hypothesis, vol. 72, 2009.

WASSON, R. G.; HOFFMAN, A. et al. El camino a Eleusis: una solución ao enigma de los misterios. Trad. Felipe Garrido. México: Fondo de Cultura Económica, 2013.

WEBSTER, P. La química del Kykeon. In: WASSON, R. G.; HOFFMAN, A. et al. El camino a Eleusis: una solución al enigma de los misterios. Trad. Felipe Garrido. México: Fondo de Cultura Económica, 2013.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Artigos